Um dos fatores que contribuíram para a Independência do Brasil foi a
proibição determinada pelo governo luso de implantar, na colônia portuguesa da América, fábricas de produtos de exportação que concorressem com o comércio metropolitano nas colônias do oeste africano.
luta das camadas dominantes, que tinham interesse de liberar o comércio de exportação e importação e viam em Dom Pedro o único capaz de determinar o rompimento do monopólio metropolitano sobre a colônia.
elite agrária, que tinha interesse em manter a unidade do território, e que considerou Dom Pedro capaz de promover o rompimento com Portugal sem que houvesse alteração nas estruturas sociais e políticas existentes.
manobra política dos principais representantes da aristocracia agrária em preservar a autonomia, considerando Dom Pedro capaz de adaptar as instituições políticas à nova realidade econômico-social do Brasil.
instabilidade política marcada por frequentes tumultos contra o governo metropolitano e o conformismo da população que se exacerbava com a intensa propaganda feita na imprensa a favor de Portugal.