Um dos aspectos abordados no estudo das angiospermas é a formação de frutos e sementes. Em geral, o ovário sofre sensível modificação e vira fruto; já os óvulos viram sementes. Mas há exceções.
Trabalhando com esses conceitos (regra e exceção), um professor de Biologia apresentou aos alunos a seguinte tarefa:
Vocês devem preparar uma salada de “frutas” (lembrando que essa palavra não tem significado botânico) com a parte comestível dos seguintes ingredientes:
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I. um fruto partenocárpico, resultante do desenvolvimento do ovário sem fecundação e, portanto, sem sementes;
II. um pseudofruto, resultante do desenvolvimento do receptáculo floral;
III. um fruto verdadeiro.
A salada de “frutas” com os ingredientes I, II e III deve incluir, respectivamente,
abacaxi, banana e caju.
banana, abacate e pera.
banana, caju e manga.
morango, maçã e banana.
abacaxi, morango e banana.
Primeiro, identifiquemos o que o professor está pedindo em cada item:
Agora, relacionemos essas definições com exemplos conhecidos:
Logo, a combinação correta para (I), (II) e (III) é:
Banana, caju e manga.
Alternativa correta: C.
Fruto partenocárpico: desenvolve-se sem fecundação; caracteriza-se pela ausência de sementes (ex.: banana, uva-sem-semente).
Pseudofruto (fruto acessório): estrutura carnosa que não vem do ovário. Pode originar-se do receptáculo (maçã, pera, morango) ou de outros tecidos (pedúnculo no caju).
Fruto verdadeiro: resulta exclusivamente do ovário fecundado; contém sementes (ex.: manga, tomate, laranja, abacate).