Um dito popular afirma que gatos com três cores sempre são fêmeas. Isso só é possível, porque a pelagem de cor branca é decorrência da presença de um gene autossômico; já as cores amarela e preta se fazem presentes graças a dois alelos (B1 e B2 ) ligados ao sexo. Diante disso, assinale a alternativa correta.
As fêmeas, por serem XY, podem carregar os alelos b1 e b2 , que conferem a ausência de cor. Os machos, por serem XX, só podem ter a cor preta.
Os machos e as fêmeas podem ter a cor branca; as fêmeas, por serem XX, podem carregar os alelos B1 e B2 , que conferem a cor preta e amarela ao mesmo tempo; o que não ocorre com os machos, por serem XY.
As fêmeas, por serem XX, podem carregar os alelos B1 e B2 , que conferem a cor preta e branca ao mesmo tempo. Os machos, por serem XY, podem ser branco ou preto.
As fêmeas sempre serão coloridas. Os machos só podem ter a cor branca.
Os machos e as fêmeas podem ter a cor branca; os machos, por serem XX, podem carregar os alelos B1 e B2 , que conferem a cor preta e amarela ao mesmo tempo. As fêmeas, por serem XY, só podem ser pretas ou amarelas.