UESB Caderno 3 2016

Um diminuto exemplar de lagarto fóssil, com menos de 2,0cm de comprimento e encontrado, ano passado, no município paranaense de Cruzeiro do Oeste, por pesquisadores da Universidade de Contestado (SC), lança nova luz sobre a evolução desses répteis no antigo continente de Gondwana. O pequeno animal, que teria vivido no período Cretáceo, é o primeiro lagarto acrodonte (com dentes que tendem a se fundir nas partes mais altas da arcada) achado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul, a Gueragama sulamericana.

“Mesmo não contribuindo para melhor elucidar a origem dos acrodonte, Gueragama embaralha um pouco a história evolutiva e de diversificação do grupo, uma vez que a nova espécie é mais próxima das formas que estão presentes em outros continentes do que daquelas que atualmente vivem no Brasil ou em outros pontos da América do Sul”, comenta um paleontólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que colaborou com a descrição anatômica do animal. (UM DIMINUTO..., p.42.).

Analisando-se a história evolutiva desse diminuto lagarto, bem como as características da classe taxonômica em que ele está inserido, é correto afirmar:

a

No período em que esse réptil viveu, já não havia mais os dinossauros.

b

Esse animal não pode ser utilizado para a análise evolutiva das espécies.

c

A sua presença em Cruzeiro do Oeste (SC) derruba a teoria da deriva continental.

d

O lagarto acrodonte faz parte de uma classe, do filo cordata, que não possui ovos amnióticos.

e

Possivelmente, esse reptil teve sua origem na própria América do Sul, caracterizando a especiação como alopátrica.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar