Um determinado medicamento, recentemente lançado no mercado, passou a ser a nova esperança de pessoas obesas, uma vez que impede a absorção de lipídios, facilitando sua eliminação pelo organismo. O fármaco ―orlistate‖, o mesmo princípio ativo do xenical ou alli, indicado no tratamento da obesidade (que hoje atinge a casa dos 30% na população mundial), provou que pode alterar o perfil de ácidos graxos do organismo humano e que, em longo prazo, pode levar a uma síndrome caracterizada por esta deficiência. Como efeito colateral, os usuários deste medicamento poderão apresentar deficiência em vitaminas lipossolúveis. Baseado nas informações do texto analise as proposições colocando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas, e marque a alternativa correta.
( ) A substância que realiza a emulsificação dos lipídios é a bile, que é produzida no rim, armazenada na vesícula biliar e, quando necessária, lançada no duodeno.
( ) A falta de vitamina A no organismo pode provocar principalmente problemas visuais, como a xeroftalmia (ressecamento da córnea) e nictalopia (cegueira noturna).
( ) A deficiência de vitamina K aumenta a ocorrência de hemorragias. A vitamina K é um fator básico para a síntese de protrombina pelo fígado.
( ) Compostos derivados de esteroides fazem parte da vitamina D, sendo o colicalciferol, o mais importante. Ele é formado na pele a partir do colesterol.
F,V,V,V
V,V,V,F
F,V,F,V
F,F,V,F
F,F,F,V