Um conjunto de fósseis de organismos nunca vistos antes foi descoberto recentemente em um sítio arqueológico na China. O local data aproximadamente de 518 milhões de anos. Segundo os pesquisadores que encontraram o material, a descoberta pode ajudar a detalhar os motores evolutivos da explosão cambriana, momento na história da Terra em que houve o surgimento e diversificação de diversos filos animais. Comparado às jazidas paleontológicas desse período, o sítio arqueológico da China traz consigo um diferencial devido à extensa presença, diversidade e preservação de fósseis de cnidários, além da diversificada amostra de ecdysozoários artrópodes e nemátodes.
Fonte: Fu et al. 2019 – Science (adaptado)
Considerando as condições ambientais do período geológico em destaque, qual das alternativas apresentadas é totalmente verdadeira?
Os chamados ecdysozoários são animais deuterostômios que apresentam cutícula quitinizada com a presença de cílios dérmicos.
Incluindo cerca de 85% de todas as espécies conhecidas de animais, os artrópodes amostrados representam crustáceos aquáticos ancestrais dos insetos.
A riqueza de fósseis do período citado é registrada na presença de rochas que revelam aumento brusco da temperatura estourando em anagêneses em massas.
Os cnidários encontrados no estudo são ecdysozoários protostomados, grupo irmão dos famosos bioluminescentes ctenóforos.
Dentre o material coletado, estavam os trilobitas, artrópodes de exoesqueleto quitinoso, rico em carbonato de cálcio, o que lhes permitiu deixar abundantes fósseis nas jazidas.