FAMECA 2017

Um companheiro de casa que eu tive em estudante, joia entre as joias, meu inseparável amigo de recreios e trabalhos, cinco anos, comete um dia a refinada tolice de morrer. Horas e horas o meu desespero não conheceu calmante ou refrigério. Doze dias, febril, velara eu ao derredor da sua cabeceira, e depois dele morto e glácido1 no leito, fui eu ainda quem lhe compôs a última toilette2. Alguém que vinha às vezes, acordando na minha fraqueza orgânica, caquetizada por três dias da mais completa abstinência, lembrou-se, na derradeira noite em que velamos, de me trazer do Baltresqui, um pacotezinho de sanduíches. Oh torpeza da carne! Tanto bastou para que eu, mesmo sem deixar de chorar, pensasse menos no morto, e cada vez mais nos sanduíches. A proximidade do repasto3 açulava-me a fome, que a presença do amigo me obrigava a deixar sem vitualhas4. Venceu por fim a besta, era fatal: e por causa duma pouca de vitela com mostarda, surpreendi-me eu a ter ódio aos despojos5 do mais fiel companheiro da minha mocidade! E mais este era um amigo: que será então com os que a gente nem conhece!...

(Fialho de Almeida, “O enterro do Rei D. Luís”. In: Massaud Moisés. Presença da literatura portuguesa, 1974.)

Na narrativa, uma forma encontrada pelo narrador para tentar captar a realidade materializa-se

a

na indiferença com que ele age em relação ao amigo morto, estando mais preocupado em se alimentar com sanduíches do Baltresqui.

b

na naturalidade com que encara a morte do melhor amigo, mesmo depois de terem estado juntos por cinco anos.

c

no sofrimento exagerado que ele vivencia com a morte do amigo, tendo ficado sem se alimentar até que o velório terminasse.

d

no desprezo que nutria por todos os que estavam no velório, incapazes de entender o seu sofrimento pela perda do melhor amigo.

e

na contradição vivida por ele quando, em meio ao sofrimento pela morte do amigo, é tomado pela necessidade de alimentar-se.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar