Um carro é levantado, numa oficina, para reparos. Suas rodas, presas a eixos paralelos ao solo, ficam suspensas como na Figura abaixo.
Cada um dos pneus é submetido a puxões pelo mecânico. Uma das situações ocorre quando a roda da frente é puxada para baixo em dois extremos de um diâmetro, e a roda traseira é puxada por uma corda para baixo em um dos extremos do diâmetro e, para cima, em seu outro extremo. A indicação dessas forças sobre cada uma das rodas está no diagrama da Figura abaixo; nesse diagrama, não estão representados o peso e a força de sustentação do eixo que impede que a roda caia.
Quando as rodas são submetidas a essas forças adicionais, a força de sustentação do eixo na roda
da frente aumenta por um valor 2F, e a roda traseira gira no sentido anti-horário.
da frente não muda, e a roda traseira gira no sentido horário.
traseira aumenta por um valor 2F, e a roda dianteira gira no sentido anti-horário.
traseira aumenta por um valor 2F, e a roda dianteira gira no sentido horário.
traseira não muda e também não gira.