Um brinquedo muito popular entre as crianças nas décadas de 80 e 90 era o “João Teimoso” ou “João Bobo” (ver figura). Esse brinquedo consiste em um objeto de base arredondada que, por mais que seja inclinado ou que se tente tombá-lo, sempre volta à posição inicial.
A base física do funcionamento do “João Teimoso” deve-se
à localização do seu centro de gravidade e da forma da sua base, os quais garantem que o binário resultante do par de forças peso e reação de apoio atue sempre no sentido da posição inicial.
exclusivamente ao fato de que seu centro de gravidade é muito baixo. Tal característica impede o tombamento do brinquedo, independentemente do formato da sua base.
ao fato de que seu equilíbrio é instável. Nesse caso, o ponto de ação da força de apoio está acima do centro de gravidade.
à coincidência entre o ponto de aplicação da força peso, o centro de gravidade e o ponto de aplicação da força de apoio ou ponto de sustentação.
ao fato de que o ponto de aplicação da força de apoio está abaixo do centro de gravidade, ou seja, em equilíbrio indiferente.