“Um ângulo sob o qual também se analisa a construção de Brasília e que nos parece bastante pertinente para a compreensão geográfica desse ato é a sua inserção na estruturação de um espaço geográfico nacional.”
(VESENTINI, José W. A capital da geopolítica, Editora Ática, São Paulo, 1986, p.115)
Os impactos no território brasileiro, com relação à inserção de Brasília na reestruturação do espaço geográfico nacional, podem ser analisados a partir de três diferentes escalas geográficas: a local, a regional e a nacional.
• Assinale a alternativa que contém impactos de escala geográfica nacional.
Houve uma melhoria das vias de circulação com os planos viários que se seguiram após a construção da nova capital federal, mas eles não influenciaram no projeto de integração nacional que era, de longa data, um anseio do país.
A transferência da capital federal para Brasília, implicou uma reordenação da estrutura viária do país. Tal ação possibilitou que houvesse um notável avanço de eixos de circulação, ligando Amazônia e Centro-Oeste por hidrovias.
A transferência da capital federal para o Centro-Oeste incorporou novas áreas produtivas ao processo econômico, mas não de forma a valorizá-las, especialmente nas áreas de fronteira, como bem podemos conferir observando o avanço em direção à Amazônia.
Compreender a transferência da capital federal para o Centro-Oeste do país, diz respeito ao entendimento da construção de uma política pública de caráter nacional que tivesse como eixo central reordenar o território a partir da agricultura comercial de ponta.