Trilhões de dólares estão enterrados no solo vermelho do leste da República Democrática do Congo: um dos maiores países do continente africano e também um dos mais ricos em recursos naturais, os quais tinham sido confiscados durante a colonização belga.
Atualmente, essa riqueza financia os grupos armados que controlam ilegalmente boa parte das minas, sem que a população do país se beneficie.
Ouro, diamantes, coltan (minério que contém tântalo, usado para armazenar energia em celulares e tablets), entre outros, são extraídos e contrabandeados para países vizinhos, a partir de onde abastecem a indústria de eletroeletrônicos que, muitas vezes, não se preocupa com a procedência da matéria-prima.
Em quase duas décadas, a guerra civil naquele país já fez milhões de mortos e outros muitos refugiados, tornando-se o maior e mais sangrento conflito desde a Segunda Guerra Mundial.
http://tinyurl.com/pb3vyy9%20Acesso%20em:%2010.09.2015.%20Adaptado.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
trilhões de dólares foram enterrados no solo da República Democrática do Congo, durante a colonização belga, e atualmente são extraídos para recuperar o país da guerra.
ainda que ilegal, o trabalho nas minas se reverte embenefícios para a população do país, reduzindo os males da guerra civil que dura mais de duas décadas.
para retomar os recursos naturais confiscados, a população da República Democrática do Congo entrou em guerra civil contra seus colonizadores belgas.
o financiamento de conflitos armados na República Democrática do Congo, ex-colônia da Bélgica, é alimentado pela extração ilegal de minerais.
a indústria de eletroeletrônicos, atenta à procedência de sua matéria-prima, recusou o recebimento de minerais extraídos do solo congolês.