Três décadas, de 1884 a 1914, separam o século XIX, que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo Cia. das Letras, 2012.
Nas três décadas referidas pelo texto acima, quanto aos eventos históricos apontados, considere as 3 afirmações:
I. Ao se referir aos acontecimentos empolgantes da África apontam-se os movimentos de resistência decorrentes da postura não mais unicamente de comércio dos europeus, mas também de domínio de territórios, a exemplo de Império Zulu contra os bôeres.
II. Na Ásia, exemplo de imperialismo se deu com o Japão, que iniciou sua ofensiva sobre a China e atingiu os interesses russos, dando origem a guerra Russo-Japonesa em 1904.
III. Acerca do imperialismo, a corrida das potências por territórios levou à eclosão da Primeira Guerra Mundial e dentre os avanços sobre territórios com vistas ao domínio e controle, ganha expressão o pan-eslavismo do Império Russo.
Das 3 afirmações acima, está(ão) correta(s) apenas:
I.
II.
III.
I e III.
I, II e III