Trabalha, trabalha, trabalha
Trabalha, trabalha, trabalha
Só no fim do mês recebe
Paga, paga, paga, paga
Tudo o que deve
No domingo eu vou na missa,
Não posso trabalhar
Segunda-feira preguiça,
Preciso descansar
Terça-feira é dia santo,
Se eu trabalho é pecado
Quarta-feira eu tô doente,
Quinta-feira é feriado
Não trabalho na sexta, que é dia de azar
Sábado é fim de semana
Tenho que descansar.
Na música, para cada dia da semana há uma situação impeditiva ao trabalho. Considerando as frases
I. O trabalho enobrece e dignifica o homem. (dito popular)
II. Pra mim vai ser domingo todo dia, / pois é essa alegria de todo trabalhador. (Golden Boys)
III. Deus ajuda quem cedo madruga. (dito popular)
IV. Todo mundo gosta de acarajé / O trabalho que dá pra fazer que é / Todo mundo gosta de acarajé / Todo mundo gosta de abará / Ninguém quer saber o trabalho que dá. (Dorival Caymmi)
é correto afirmar que a relação do homem com o trabalho, conforme apresentada na música de Alvarenga e Ranchinho, é incompatível apenas com o sentido expresso por
I e II.
II e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Nesta questão, analisamos como a música de Alvarenga e Ranchinho caracteriza a relação do homem com o trabalho, evidenciando preguiça ou justificativas para não trabalhar. Assim, ao confrontar os sentidos dos trechos I, II, III e IV, identificamos que o texto musical é compatível somente com a ideia de que “pra mim vai ser domingo todo dia” (II)—ou seja, o descanso constante— e incompatível com a ideia de trabalho como engrandecedor (I), com a noção de que o sucesso vem para quem acorda cedo (III) e com a reflexão sobre todo o esforço que existe por trás de algo valorizado (IV). Por isso, a opção correta é a alternativa D, que cita I, III e IV como incompatíveis com o sentido da música.
Conceito de trabalho: ideias populares sobre a dignificação pelo trabalho contrastam com visões mais críticas ou humorísticas, que enfatizam cansaço ou falta de vontade de trabalhar.
Linguagem poética e humorística: a música de Alvarenga e Ranchinho utiliza verso e rima para reforçar a ironia ou o tom de crítica à rotina de trabalho.
Intertextualidade: cada citação (I, II, III, IV) representa uma visão ou sentimento popular relacionado ao trabalho e serve como contraponto para a análise.