UNIFESP 2010

Trabalha, trabalha, trabalha

Trabalha, trabalha, trabalha

Só no fim do mês recebe

Paga, paga, paga, paga

Tudo o que deve

No domingo eu vou na missa,

Não posso trabalhar

Segunda-feira preguiça,

Preciso descansar

Terça-feira é dia santo,

Se eu trabalho é pecado

Quarta-feira eu tô doente,

Quinta-feira é feriado

Não trabalho na sexta, que é dia de azar

Sábado é fim de semana

Tenho que descansar.

Na música, para cada dia da semana há uma situação impeditiva ao trabalho. Considerando as frases

I. O trabalho enobrece e dignifica o homem. (dito popular)

II. Pra mim vai ser domingo todo dia, / pois é essa alegria de todo trabalhador. (Golden Boys)

III. Deus ajuda quem cedo madruga. (dito popular)

IV. Todo mundo gosta de acarajé / O trabalho que dá pra fazer que é / Todo mundo gosta de acarajé / Todo mundo gosta de abará / Ninguém quer saber o trabalho que dá. (Dorival Caymmi)

é correto afirmar que a relação do homem com o trabalho, conforme apresentada na música de Alvarenga e Ranchinho, é incompatível apenas com o sentido expresso por

a

I e II.

b

II e III.

c

I, II e III.

d

I, III e IV.

e

II, III e IV.

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Resposta
D

Resolução

Nesta questão, analisamos como a música de Alvarenga e Ranchinho caracteriza a relação do homem com o trabalho, evidenciando preguiça ou justificativas para não trabalhar. Assim, ao confrontar os sentidos dos trechos I, II, III e IV, identificamos que o texto musical é compatível somente com a ideia de que “pra mim vai ser domingo todo dia” (II)—ou seja, o descanso constante— e incompatível com a ideia de trabalho como engrandecedor (I), com a noção de que o sucesso vem para quem acorda cedo (III) e com a reflexão sobre todo o esforço que existe por trás de algo valorizado (IV). Por isso, a opção correta é a alternativa D, que cita I, III e IV como incompatíveis com o sentido da música.

Dicas

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Observe a postura do eu lírico em relação ao trabalho: ele está satisfeito ou em busca de escapar dele?
Compare cada uma das afirmações (I, II, III e IV) com a atitude do eu lírico diante de cada dia da semana.
Considere se a música elogia ou critica o trabalho para identificar qual citação é compatível ou não.

Erros Comuns

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Ignorar o tom humorístico da música e achar que ela valoriza o trabalho.
Confundir a afirmação II, que fala de descanso contínuo para o trabalhador, com a exaltação do trabalho.
Não perceber que a letra apresenta repetidos motivos para não trabalhar, divergindo dos ditos populares que incentivam o esforço.
Revisão

Conceito de trabalho: ideias populares sobre a dignificação pelo trabalho contrastam com visões mais críticas ou humorísticas, que enfatizam cansaço ou falta de vontade de trabalhar.

Linguagem poética e humorística: a música de Alvarenga e Ranchinho utiliza verso e rima para reforçar a ironia ou o tom de crítica à rotina de trabalho.

Intertextualidade: cada citação (I, II, III, IV) representa uma visão ou sentimento popular relacionado ao trabalho e serve como contraponto para a análise.

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