Torna-se evidente que devemos começar por orientar o nosso estudo para o cidadão, visto que uma cidade é, por assim dizer, um composto de cidadãos. Nesse sentido, cabe-nos considerar, então, quem deveria ser chamado de cidadão e o que é um cidadão. Não há acordo geral, de fato, em torno de uma definição única de cidadão.
ARISTÓTELES, Política, Vega, 1998, p. 185. Adaptado.
Assinale a opção que identifica corretamente aspectos relacionados à categoria de cidadão em Atenas, entre os períodos arcaico e clássico.
A reforma draconiana definia como cidadão ateniense apenas os membros da aristocracia urbana.
A reforma de Sólon permitia que escravos fossem compreendidos como cidadãos com direitos limitados.
A tirania de Pisístrato ampliava a participação popular, incluindo os estrangeiros como cidadãos de Atenas.
As reformas de Clístenes instauravam a democracia plena, concedendo o direito à participação política aos metecos.
Apesar da evolução do regime democrático, a categoria cidadão englobava apenas descendentes homens de pais atenienses.