“Todos os europeus ocidentais são filhos de Carlos Magno”.
Michael Wood sobre... um colosso medieval.
[...] Ele é um dos Nove Valorosos Medievais (figuras que personificam o ideal de cavalaria), um herói entre os guerreiros da fé de Dante [...] Essa importante personalidade histórica desfrutou de uma vida após a morte, pois, em várias línguas europeias, o seu nome é a palavra utilizada para falar rei. [...] Carlos Magno era um gênio administrativo. [...] Mais do que ninguém, ele foi responsável pelo renascimento da civilização europeia, após a Idade das Trevas. Esse período que é conhecido como Império Carolíngio, em homenagem ao imperador Carlos, foi importante para firmar as bases da realeza cristã europeia.
(WOOD, Michael. Todos os europeus ocidentais são filhos de Carlos Magno. Revista BBCHistory Brasil, São Paulo, Ano I, n. 2, 2014, p.15)
Incontestavelmente, o maior legado de Carlos Magno deixado a toda a humanidade foi:
Assinale a alternativa CORRETA:
Ter reconquistado as áreas perdidas para os lombardos em torno de Roma e entregá-las ao papa, cuja doação criaria os estados papais.
Ter regulamentado o Código Civil, maior fonte do Direito da Civilização Cristã Ocidental Capitalista, responsável pela unificação da legislação civil.
Ter resgatado o legado do saber da Antiguidade, que salvou a herança cultural dos antigos de ser perdida para sempre.
Ter executado uma reforma jurídica, que criou um dos mais antigos códices de leis escrito em toda história humana, base do Direito Internacional.
Ter compilado as leis romanas, criando o Corpus Juris Civilis, que influenciou a constituição de diversos códigos civis contemporâneos.