Todos os animais mantêm a sua temperatura interna dentro de uma determinada faixa por meio de diversos mecanismos de termorregulação, por meio de seu próprio metabolismo (endotermos) ou a partir de fontes do meio externo onde se encontram (ectotermos). A essência da termorregulação é a manutenção de uma taxa de ganho de calor igual à taxa de perda de calor. Os mamíferos, por exemplo, apresentam diversos mecanismos de termorregulação, como o descrito, corretamente, em:
a vasodilatação nos vasos periféricos e vasoconstrição nos vasos sanguíneos internos atuam para promover o aquecimento do corpo quando a temperatura externa é baixa.
o mecanismo de contracorrente, que ocorre quando o sangue aquecido das artérias é transferido para as veias, nas quais o sangue se movimenta no sentido inverso ao das artérias, minimiza a perda de calor para o ambiente.
a eliminação de suor na superfície do corpo é uma resposta ao aumento de temperatura externa e à diminuição da temperatura interna.
a presença de uma camada de gordura em baleias que vivem em região antártica atua como isolante, impedindo o frio de entrar no corpo do animal.
a presença de tremor muscular está relacionada ao processo de aumento de temperatura corporal e atua para dissipar calor interno para o ambiente.