Todo estudo com amostras necessita de um planejamento amostral para que seus resultados não sejam viciados. Em uma pesquisa na UFPA, com categorias de Professores, Técnico-Administrativos e Alunos, que compõem a população, resolveu-se adotar o plano amostral denominado amostragem estratificada, que consiste na
seleção de um número aleatório inicial, chamado ponto de partida, e posterior seleção de cada k-ésima unidade a partir daquele ponto, sendo k denominado intervalo de seleção e depende do tamanho da amostra
seleção de n unidades de um cadastro institucional, de tal forma que todas as amostras de tamanho n possíveis apresentem a mesma probabilidade de seleção.
divisão da população em subgrupos de unidades, seguida da seleção de uma amostra de subgrupos e da observação de todas as unidades destes subgrupos.
divisão da população em subgrupos de unidades, seguida da seleção de uma amostra de subgrupos e na seleção de amostras dentro destes subgrupos.
divisão da população em subgrupos de unidades, seguida da seleção de uma amostra dentro de cada subgrupo, sendo cada seleção independente das demais.