Todas as afirmativas abaixo relacionadas aos diferentes fluxos de população que atravessam, hoje, as fronteiras políticas internacionais estão corretas, exceto:
A Europa Ocidental e a América Anglo-Saxônica continuam sendo o principal destino dos imigrantes de países menos desenvolvidos.
O crescimento do número de migrantes clandestinos e de ações terroristas, fruto de fundamentalismos diversos tem contribuído para tornar mais rigorosa a legislação referente à imigração, em muitos países.
Os movimentos migratórios internacionais tendem a se intensificar no interior dos blocos econômicos, amenizando os desequilíbrios entre oferta e demanda de mão de obra, com menor participação da força de trabalho das áreas de pobreza.
A retomada, em países europeus, de taxas demográficas típicas de meados do século XX, fruto de políticas natalistas, é uma garantia de autossuficiência de mão de obra, nas próximas décadas.
O tráfico de seres humanos visto, no presente, como um crime que produz uma forma moderna de escravidão é, em parte, decorrência de restrições legais impostas à imigração.