UNIFENAS Manhã 2019/1

Textos para a questão

 

Sobre o autor: Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) é considerado o maior poeta místico da Literatura Brasileira. Seu lirismo amoroso, quase sempre de caráter elegíaco, gravita em torno do amor e da morte, sendo decorrente de uma particularidade bastante pessoal: a morte de sua prima Constança. Esta parece, na maioria das vezes, identificada com a Virgem Maria, num clima permanente de sonho e de mistério. Trata-se, portanto, de um lirismo de base platônica, apresentando, não raro, uma tonalidade medieval, lembrando o amor cortês.

 

Texto 1: Eras a sombra no poente

 

Eras a sombra do poente

Em calmarias bem calmas;

E no ermo agreste, silente,

Palmeira cheia de palmas.

 

Eras a canção de outrora,

Por entre nuvens de prece;

Palidez que ao longe cora

E beijo que aos lábios desce.

 

Eras a harmonia esparsa

Em violas e violoncelos:

E como um voo de garça

Em solitários castelos.

 

Eras tudo, tudo quanto

De suave esperança existe;

Manto dos pobres e manto

Com que as chagas me cobriste.

 

Eras o Cordeiro, a Pomba,

A crença que o amor renova...

És agora a cruz que tomba

À beira de tua cova.

(Alphonsus de Guimaraens. Poesias – I. Rio de Janeiro: Org. Smões, 1955, p.284.)

 

Texto 2: Ismália

 

Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.

 

No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...

 

E no desvario seu

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu

Estava longe do mar...

 

E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...

 

As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao Céu,

Seu corpo desceu ao mar...

(Alphonsus de Guimaraens. Melhores Poemas. Seleção: Alphonsus de Guimaraens Filho- 4ª Ed. São Paulo: Global, 2001.p.101).

I – Em ambos os textos, empregou-se o verso redondilho maior, o mais comum na lírica popular portuguesa, profundamente ligado à tradição poética e musical que remonta à Idade Média.

II – Ambos os textos, filiados ao Simbolismo, confirmam uma característica marcante dessa estética: o emprego de um vocabulário incomum, raro, exótico que, inclusive, compromete o entendimento do leitor.

III – No texto II, os dois versos finais de cada estrofe, além de se caracterizarem pela presença da antítese, apresenta o chamado paralelismo, o qual consiste na repetição da mesa estrutura sintática.

a

I, II e III – corretos. 

b

I e II – corretos; III- incorreto. 

c

I- incorreto: II e III- corretos.

d

I- incorreto; II- correto; III- incorreto.

e

I- correto; II- incorreto; III- correto.

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Resposta
E
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