Texto X
A conservação de alimentos é a arte de mantê-los o mais estáveis possível em suas características físicas, químicas e biológicas. Existem vários métodos para isso, entre eles, a conservação pelo frio, a irradiação e o uso de conservantes químicos.
No século XX, o surgimento dos desenhos animados e da pop art popularizou “a lata de conservas”, como se vê nas imagens de Popeye (criado em 1929) e da sopa Campbells, cujo projeto gráfico foi concebido por Andy Warhol nos anos de 1960. O processo industrial de conservação de alimentos, contudo, surgiu por volta de meados do século XIX, tendo sido a carne um dos primeiros produtos “enlatados”.
Este processo tinha por objetivo o:
aperfeiçoamento da logística militar, visando ao abastecimento dos exércitos, que passaram a desenvolver novas estratégias a partir das guerras napoleônicas.
aperfeiçoamento técnico do mercado de bens não-duráveis decorrente da Segunda Revolução Industrial, especialmente da indústria do alumínio.
progresso das técnicas sanitárias para a redução da mortalidade infantil, como o desenvolvimento do processo de pasteurização.
desenvolvimento de políticas sociais trabalhistas por parte de governos monárquicos que visavam baratear o custo dos alimentos e evitar agitações sociais.
progresso da indústria voltada para o desenvolvimento de artefatos que facilitassem o incremento do comércio internacional e da navegação.