PUC-GO 2015/1

Texto 

 

    Vendo passar o cortejo fúnebre, o menino falou:

    — Mãe: eu também quero ir em caixa daquelas.

 

    A alma da mãe, na mão do miúdo, estremeceu. O menino sentiu esse arrepio, como descarga da alma na corrente do corpo. A mãe puxou-o pelo braço, em repreensão.

    — Não fale nunca mais isso.

    Um esticão enfatizava cada palavra.

    — Porquê, mãe? Eu só queria ir a enterrar como aquele falecido.

     — Viu? Já está a falar outra vez?

    Ele sentiu a angústia em sua mãe já vertida em lágrima. Calou-se, guardado em si. Ainda olhou o desfile com inveja. Ter alguém assim que chore por nós, quanto vale uma tristeza dessas?

     À noite, o pai foi visitá-lo na penumbra do quarto. O menino suspeitou: nunca o pai lhe dirigira um pensamento. O homem avançou uma tosse solene, anunciando a seriedade do assunto. Que a mãe lhe informara sobre seus soturnos comentários no funeral. Que se passava, afinal?

— Eu não quero mais ser criança.

— Como assim?

— Quero envelhecer rápido, pai. Ficar mais velho que o senhor.

    Que valia ser criança se lhe faltava a infância? Este mundo não estava para meninices. Porque nos fazem com esta idade, tão pequenos, se a vida aparece sempre adiada para outras idades, outras vidas? Deviam-nos fazer já graúdos, ensinados a sonhar com conta medida. Mesmo o pai passava a vida louvando a sua infância, seu tempo de maravilhas. Se foi para lhe roubar a fonte desse tempo, porque razão o deixaram beber dessa água?  

    — Meu filho, você tem que gostar viver, Deus nos deu esse milagre. Faça de conta que é uma prenda, a vida.

    Mas ele não gostava dessa prenda. Não seria que Deus lhe podia dar outra, diferente?

    — Não diga disso, Deus lhe castiga.

    E a conversa não teve mais diálogo. Fechou-se sob ameaça de punição divina.

    O menino permanecia em desistência de tudo. Sem nenhum portanto nem consequência. Até que, certa vez, ele decidiu visitar seu avô. Certamente ele o escutaria com maiores paciências.

— Avô, o que é preciso para se ser morto?
— Necessita ficar nu como um búzio.
— Mas eu tanta vez estou nuzinho.
— Tem que ser leve como lua.
— Mas eu já sou levinho como a ave penugen
ta.

— Precisa mais: precisa ficar escuro na escuridão

— Mas eu sou tinto e retinto. Pretinho como sou, até de noite me indistinto do pirilampo avariado.

    Então, o avô lhe propôs o negócio. As leis do tempo fariam prever que ele fosse retirado primeiro da vida.

[...]

(COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 111-112. Adaptado.)

    O Texto narra as reações de uma criança diante da morte, representada por um cortejo fúnebre. Na atualidade, os meios de comunicação midiáticos têm apresentado ao mundo imagens chocantes de crianças sendo brutalmente mortas no cenário de um conflito histórico e sangrento entre Israel e Palestina.

 

Quanto a essa temática, marque a alternativa correta:

a

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra dominava o território da Palestina e permitiu a migração de judeus para aquela região, desde que fossem respeitados os direitos dos povos árabes que ali residiam. A partir de então, a Palestina passou a receber amistosamente dezenas de milhares de judeus, pois aquela terra, desde os primórdios, fora o “lar nacional” dessas duas nações. 

b

Em 1947, a partilha da Palestina entre palestinos e judeus foi sancionada pelas Nações Unidas, com a concordância de ambas as partes.

c

O Conflito entre os dois povos somente iniciou-se a partir de 1970, causado não por disputas territoriais, mas pela disputa de reservas petrolíferas.

d

A Intifada, rebelião dos palestinos, em 1987, contra a ocupação de Israel, ficou mundialmente conhecida através de imagens de jovens e crianças que enfrentavam com pedras as armas dos soldados israelenses. O conflito resultou em inúmeras mortes e desgaste político para Israel.

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D
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