Texto V
Cidades menores, quando não organizadas, podem apresentar problemas sérios de saúde pública, como é o caso de epidemias de dengue. Esforços têm sido dedicados à descoberta de novos métodos para controle da dengue. A curcumina, uma substância presente no açafrão-da-terra, pode matar as larvas do Aedes aegypti. Basta colocar o pó em locais onde o mosquito da dengue costuma se reproduzir, como pratos e vasos de plantas. Além de ser eficaz, a substância não agride o meio ambiente.
(Adaptado de: <http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/03/ substancia-presente-no-acafrao-pode-ajudar-no-combate-dengue-dizusp. html>. Acesso em: 14 abr. 2015.)
De acordo com o texto V, a curcumina mata a larva de Aedes aegypti; portanto, pode-se inferir que a curcumina é também eficiente na destruição de outras larvas de insetos transmissores de doenças. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a associação entre o inseto transmissor, que pode ser suscetível à curcumina, e a doença correspondente.
Anopheles – Doença de Chagas.
Culex – Malária.
Glossina – Filariose.
Lutzomya – Leishmaniose.
Triatoma – Febre Amarela.