TEXTO:
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
[5] que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã desde uma teia tênue,
[10] se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
[15] A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
MELO NETO, João Cabral de. Educação pela pedra. Obra completa. 3ª ed. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994. p. 345.
Sobre o texto acima e seu autor, está correto o que se afirma em
I. O autor, nesse poema, como crítico atento e observador da realidade, revela uma de suas faces poéticas, a de crítica social, especialmente voltada para o Nordeste e as adversidades vivenciadas pelas populações dessa região.
II. O autor é situado na geração de 45, ou 3ª fase do Modernismo brasileiro, sendo sua característica principal a contenção, a objetividade e o rigor formal no uso da linguagem, que se apresenta precisa, econômica, reduzida ao essencial.
III. O poema não apresenta metáforas ou outros exemplos de linguagem figurada, em decorrência da opção temática por um fenômeno típico do Nordeste e por uma escolha formal que consagra um estilo contraposto ao do Romantismo.
IV. O poema tem como fonte inspiradora um fenômeno da natureza, cuja descrição ocupa toda sua extensão, desentranhado metaforicamente suas características e o modo como ele se produz, desde seu início até sua consecução plena.
V. O autor é o primeiro grande poeta do movimento pósmodernista brasileiro, e o traço temático que o caracteriza é a abordagem da solidão e do desencantamento provocados pelo mundo moderno, onde predominam guerras e injustiças sociais.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
I e II.
II e IV.
IV e V.
I, III e V.
II, III e V.