TEXTO:
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
[5] que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã desde uma teia tênue,
[10] se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
[15] A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
MELO NETO, João Cabral de. Educação pela pedra. Obra completa. 3ª ed. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994. p. 345.
Marque com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as alternativas que apresentam fatos presentes no poema:
( ) Os vocábulos “galo” (v. 1) e “galos” (v. 2, 6 e 7) são elementos de uma enumeração crescente ou progressiva, cujo ápice de intensidade se dá com a expressão “todos os galos” (v. 10).
( ) “encorpando” (v. 11), “erguendo” (v. 12) e “entretendendo” (v. 13) são formas verbais que indicam continuidade do processo do amanhecer, sem delimitação precisa de tempo.
( ) nas expressões “teia tênue” (v. 9), “se encorpando em tela” (v. 11), “se erguendo em tenda” (v. 12), e “no toldo” (v. 13), teia, tela, tenda e toldo se reportam aos progressivos momentos do amanhecer.
( ) “tecido tão aéreo” (v. 15) introduz o desfecho da descrição de um fenômeno natural, que é a sua interrupção abrupta, gerada por um fator não previsto, simbolizado na expressão “luz balão” (v. 16).
( ) Os períodos existentes no poema têm, em conjunto, 16 orações, as quais correspondem, com precisão, aos 16 versos do poema.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
F V F V V
V V F V F
V V V F F
V F V F V
F V V V F
A questão requer a interpretação do poema "Tecendo a manhã" de João Cabral de Melo Neto. A habilidade avaliada é a capacidade de compreensão de elementos poéticos e a relação entre eles para construir o significado do texto. Para resolver a questão, é necessário analisar cada afirmativa em relação ao conteúdo do poema.
Considere o uso de repetição e acumulação de termos no poema para identificar uma enumeração crescente.
Observe os verbos utilizados para descrever o amanhecer e pense sobre a relação temporal que eles estabelecem.
Analise as metáforas usadas para descrever o amanhecer e como elas se relacionam entre si ao longo do poema.
Contar incorretamente o número de orações e sua correspondência com os versos do poema.
Confundir as metáforas e sua relação com o tema do poema pode levar a erros ao responder à questão.
Interpretação de Texto: Compreender elementos do texto, como metáforas e progressão temática.
Análise de Estrutura Poética: Entender a estrutura de um poema e como ela contribui para o significado geral.