UESB Caderno 1 2015

TEXTO:

    Refletindo sobre a cultura de massas, Morin

demonstra a transformação ocorrida nas várias esferas

da sociedade do século XX, inclusive na relação

existente entre os valores religiosos e estéticos, falando

[5] da maneira como o arquétipo se converte em estereótipo,

a forma em fórmula (na relação criação/produção), o ritual

em espetáculo e o herói mítico em modelo mimético de

consumo. E aponta o papel estratégico dos mídia nessa

transformação e na criação dessa nova estética.

[10]    Afinal, a mídia tem a penetração, os meios

semióticos, os procedimentos de linguagem e formas

de agregação simbólicas necessárias para, no contexto

moderno, ser um dos grandes pontos de convergência

das atenções.[...]

[15]   Quando a constituição de uma nova identidade

social passa a ser tecida na cotidianeidade das relações

periféricas, os conteúdos perdem seu privilégio para as

linguagens, para os meios que passam a ser, em última

instância, o lugar principal onde esse sentimento social

[20] de comunhão se estabelece.

    Na constituição ainda desse poder simbólico dos

mídia, é preciso levar em consideração que a natureza

virtual dos meios de comunicação contemporâneos,

presente até mesmo em sua identidade mundializante

[25] pós-moderna, possibilita que eles estejam em toda a

parte ao mesmo tempo. Ou seja, eles roubam dos deuses

a onipresença. A partir dessa operação simbólica, a

onipresença da mídia (roubada dos deuses) trará, de

quebra, a ilusão de sua onipotência.

CONTRERA, Malena Segura. Midia e pânico: saturação da informação, violência e crise cultural na mídia. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002. p. 50.

O texto apresenta

a

o processo de ampliação da consciência crítica dos consumidores conduzido pela mídia.

b

a perda dos valores místicos no mundo globalizado.

c

uma crítica aos estereótipos que induzem a uma visão superficial da realidade.

d

os mecanismos de substituição da identidade social por identidades individuais fragmentadas.

e

o multifuncionalismo da mídia, que produz mudanças comportamentais, uniformizando desejos a fim de atender ao consumo.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar