TEXTO:
Refletindo sobre a cultura de massas, Morin
demonstra a transformação ocorrida nas várias esferas
da sociedade do século XX, inclusive na relação
existente entre os valores religiosos e estéticos, falando
[5] da maneira como o arquétipo se converte em estereótipo,
a forma em fórmula (na relação criação/produção), o ritual
em espetáculo e o herói mítico em modelo mimético de
consumo. E aponta o papel estratégico dos mídia nessa
transformação e na criação dessa nova estética.
[10] Afinal, a mídia tem a penetração, os meios
semióticos, os procedimentos de linguagem e formas
de agregação simbólicas necessárias para, no contexto
moderno, ser um dos grandes pontos de convergência
das atenções.[...]
[15] Quando a constituição de uma nova identidade
social passa a ser tecida na cotidianeidade das relações
periféricas, os conteúdos perdem seu privilégio para as
linguagens, para os meios que passam a ser, em última
instância, o lugar principal onde esse sentimento social
[20] de comunhão se estabelece.
Na constituição ainda desse poder simbólico dos
mídia, é preciso levar em consideração que a natureza
virtual dos meios de comunicação contemporâneos,
presente até mesmo em sua identidade mundializante
[25] pós-moderna, possibilita que eles estejam em toda a
parte ao mesmo tempo. Ou seja, eles roubam dos deuses
a onipresença. A partir dessa operação simbólica, a
onipresença da mídia (roubada dos deuses) trará, de
quebra, a ilusão de sua onipotência.
CONTRERA, Malena Segura. Midia e pânico: saturação da informação, violência e crise cultural na mídia. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002. p. 50.
O texto apresenta
o processo de ampliação da consciência crítica dos consumidores conduzido pela mídia.
a perda dos valores místicos no mundo globalizado.
uma crítica aos estereótipos que induzem a uma visão superficial da realidade.
os mecanismos de substituição da identidade social por identidades individuais fragmentadas.
o multifuncionalismo da mídia, que produz mudanças comportamentais, uniformizando desejos a fim de atender ao consumo.