ENEM 2020 segunda aplicação

TEXTO

Participação feminina em projetos submetidos à Fapesp*

TEXTO


As ações “Meninas Internacionais no Dia das TIC” são comemoradas todos os anos no mundo todo. O evento tem como objetivo criar um ambiente global que capacita e incentiva mulheres jovens a considerar a área crescente de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), permitindo que tanto as profissionais quanto as empresas de tecnologia colham os benefícios de uma maior participação feminina nesse setor.
Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), atualmente existem cerca de 260 milhões de usuárias de internet a menos na comparação com os homens conectados. E, para reverter esse cenário, o evento busca proporcionar atividades de capacitação, além de discutir assuntos factuais sobre o mercado de trabalho.

Disponível em: www.em.com.br. Acesso em: 21 maio 2018.


Em ambos os textos, constata-se que a participação das mulheres nas diferentes áreas de conhecimento

a

apresenta taxas de crescimento significativas em relação à dos homens.

b

superou a produção masculina na construção de projetos ao longo dos anos.

c

vem sendo estimulada por meio de ações educativas em diferentes setores.

d

tem se transformado, seja pela iniciativa feminina, seja pelo incentivo de organizações.

e

dobrou em relação à atuação de pesquisadores do outro gênero, no intervalo de 16 anos.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Tempo médio
2 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão

A questão pede para identificar a constatação que pode ser feita a partir da leitura conjunta do gráfico e do texto sobre a participação feminina em diferentes áreas do conhecimento.

Passo 1: Analisar o Gráfico

O gráfico "Participação feminina em projetos submetidos à Fapesp*" mostra a evolução do número de projetos submetidos por homens e mulheres à Fapesp entre 2000 e 2016, e também o percentual de participação feminina no total de projetos.

  • Observamos que o número de projetos submetidos tanto por homens (linha com círculos vazados e traço contínuo) quanto por mulheres (linha com círculos vazados e traço pontilhado) aumentou ao longo do período, embora com algumas flutuações.
  • A linha de percentual feminino (linha com círculos preenchidos e traço contínuo, eixo à direita) mostra que a participação feminina percentual também cresceu, saindo de 36% em 2000 e atingindo picos de 44% por volta de 2012, terminando em 42% em 2016.
  • Apesar do aumento da participação feminina, o número absoluto de projetos submetidos por homens permaneceu superior ao de mulheres durante todo o período.
  • O gráfico evidencia uma transformação na participação feminina na pesquisa (pelo menos na Fapesp), com aumento tanto em números absolutos quanto em percentual.

Passo 2: Analisar o Texto

O texto descreve a iniciativa "Meninas Internacionais no Dia das TIC".

  • O objetivo principal é capacitar e incentivar mulheres jovens a considerar carreiras na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
  • Menciona uma disparidade atual (menos mulheres usuárias de internet que homens).
  • Destaca a busca por reverter esse cenário através de ações de capacitação e discussão.
  • O texto foca em ações e incentivos promovidos por organizações (como a União Internacional de Telecomunicações - UIT e o próprio evento) para aumentar a participação feminina em um setor específico (TIC).

Passo 3: Conectar as Informações e Avaliar as Alternativas

Devemos encontrar a alternativa que reflete uma conclusão válida a partir de ambas as fontes.

  • A: O gráfico mostra crescimento, mas não foca em comparar as *taxas* de crescimento de forma a concluir que a feminina é "significativa em relação à dos homens". O texto foca no incentivo devido a uma lacuna, não em taxas de crescimento comparativas. Incorreta.
  • B: O gráfico mostra que a produção masculina (em número de projetos) *não* foi superada. Incorreta.
  • C: O texto confirma o estímulo por ações educativas (no setor de TIC). O gráfico mostra aumento da participação, o que *pode* ser resultado de estímulos, mas não o comprova diretamente nem generaliza para "diferentes setores" a partir apenas do gráfico. É parcialmente verdade, mas menos completa que a D.
  • D: Esta alternativa aborda a transformação (evidente no gráfico pelo aumento da participação ao longo do tempo) e menciona tanto a iniciativa feminina (mulheres buscando essas áreas, refletido no aumento de projetos no gráfico) quanto o incentivo de organizações (descrito explicitamente no texto). Esta opção integra as informações de ambas as fontes de forma coesa. Correta.
  • E: O número de projetos femininos dobrou (de ~5700 para ~11300), mas isso não significa que a participação dobrou *em relação* à masculina. O percentual aumentou de 36% para 42%, longe de dobrar. Incorreta.

Conclusão Final:

A alternativa D é a que melhor sintetiza a mensagem dos dois textos. O gráfico ilustra uma mudança (transformação) na participação feminina ao longo dos anos, e o texto exemplifica como essa participação é também impulsionada por incentivos externos de organizações, além da própria iniciativa das mulheres em buscar essas áreas.

Dicas

expand_more
Analise a tendência geral mostrada no gráfico para a participação feminina (número absoluto e percentual).
Identifique o principal objetivo da iniciativa descrita no texto.
Procure a alternativa que combine a ideia de mudança/evolução (vista no gráfico) com a ideia de estímulo/incentivo (vista no texto).

Erros Comuns

expand_more
Interpretar mal o gráfico, focando apenas no aumento absoluto do número de projetos femininos sem comparar com os masculinos ou com o percentual (levando ao erro da alternativa E ou B).
Considerar apenas a informação do texto ou apenas a do gráfico, sem fazer a síntese necessária (podendo levar a escolher C, que é mais apoiada pelo texto).
Não compreender o que significa "em relação à atuação de pesquisadores do outro gênero" na alternativa E, confundindo com o aumento absoluto do número de projetos femininos.
Interpretar "taxas de crescimento significativas" (alternativa A) de forma subjetiva, sem uma análise comparativa rigorosa das taxas implícitas no gráfico.
Generalizar a informação do texto (sobre TIC) para "diferentes setores" (alternativa C) sem que o gráfico suporte diretamente essa generalização causal.
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Interpretação de Gráficos: Habilidade de ler e extrair informações quantitativas e tendências de representações visuais de dados, como gráficos de linha. Isso inclui entender eixos, legendas, unidades e a evolução dos dados ao longo do tempo.
  • Interpretação de Textos: Capacidade de compreender a ideia central, argumentos, informações específicas e o propósito de um texto escrito. Neste caso, identificar o objetivo da iniciativa descrita e a situação que ela visa modificar.
  • Análise Comparativa de Fontes: Habilidade de relacionar e sintetizar informações provenientes de diferentes fontes (texto e gráfico) para chegar a uma conclusão que seja suportada por ambas.
  • Inferência: Capacidade de deduzir informações ou conclusões que não estão explicitamente declaradas, mas são logicamente derivadas das informações apresentadas nas fontes.
28%
Taxa de acerto
8.3
Média de pontos TRI
Habilidade

Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar