Texto para responder à questão.
Quem já não cantou e dançou em festinhas de escola ou com a garotada na rua, ao som de palmas, esta canção de roda da nossa riquíssima cultura popular?
Caranguejo não é peixe, / Caranguejo peixe é /
Caranguejo só é peixe / Na enchente da maré.
Bate palma, palma, palma / Bate pé, pé, pé /
Caranguejo só é peixe / Na enchente da maré.
Caranguejo é presidente / Goiamum é capitão /
Aratu, por mais pequeno / Inspetor de quarteirão.
ABRASOFFA
Agora, finalmente caranguejo é peixe ou não é? Avalie as afirmativas abaixo que estabelecem comparações entre ambos; em seguida, marque a correta.
O caranguejo é um crustáceo pertencente ao Filo Arthropoda, enquanto o peixe é um gnatostomado do Filo Urochordata; a maioria dos caranguejos é dioica, enquanto o peixe é monoico.
Os peixes apresentam corpo de forma variada e locomovem-se por natação, por meio de nadadeiras; o corpo do caranguejo é dividido em tórax e abdômen, em que estão inseridos cinco pares de patas articuladas.
O peixe tem exoesqueleto escamoso e endoesqueleto ósseo (osteíctes) ou cartilaginoso (condríctes), enquanto o caranguejo tem, apenas, exoesqueleto de quitina com impregnação de carbonato de cálcio.
O peixe e o caranguejo desenvolveram, em alguns casos, adaptação à captação de oxigênio do ar, permitindo sua permanência prolongada fora da água. É o caso do peixe dipnoico e do caranguejo-do-mangue que possuem pulmões primitivos desenvolvidos a partir de suas brânquias.
Há espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas entre os peixes, enquanto os caranguejos são, apenas, ovíparos; nos caranguejos, porém, as fêmeas permanecem com seus ovos presos em apêndices do corpo, onde são incubados até o momento da eclosão.