UNITINS 2020

Texto para responder a questão.

 

    [...]

 

Paletó? Estou louco? Queimei o paletó no incinerador de lixo. As cinzas não desceram, o escoadouro estava entupido. O dia nublado. Se ao menos fosse chuva. Fico com a boca seca de pensar na possibilidade de uma chuva. Uma garoinha leve que molhasse tudo, umedecesse a terra, me encharcasse.

 

As secas definitivas vieram logo após o grande deserto amazônico. Um ano sem gota de água e as represas de São Paulo se esgotaram. Apavorado, o povo fazia promessas, enchia as igrejas. Organizavam procissões, novenas, romarias. Inúteis. Poços artesianos começaram a ser abertos às pressas, às centenas.

 

Por muito tempo, a secretaria de obras trabalhou em poços. Todas as verbas foram desviadas para os programas de água. Cada estado contou consigo, não havia possibilidade de ajudar o outro. O problema era igual para todos, estavam à beira da calamidade. Charlatões, fazedores de chuva, enriqueceram.

 

As chuvas não vieram. De nada adiantaram procissões, rezas, trezenas, missas, macumbas. Padres gritaram no púlpito que tinha chegado o juízo final. Parlamentares denunciaram o Esquema no congresso. Tanto padres e políticos tiveram de se calar sob pena de aplicação do Definitivo Julgamento.

 

Onde será que foi minha mulher? Para a casa da mãe, decerto. Um dia desses, passo por lá. Bom, féria conjugal faz bem. E a faxineira? Devia ser dia dela vir. Ou foi ontem? Estava tudo tão arrumado. Caminhei para o escritório ao sair do ônibus. Maquinal, nem percebi. Fiquei à espera do elevador.

 

O ascensorista me olhou, amedrontado. Seu rosto se refletia nos espelhos enfumaçados do elevador, imagem reproduzida ao infinito. Não nítida, toda sombreada, apenas um esboço do rosto. E eu vi milhares de rostos aterrados me contemplando. O ascensorista não sabia que atitude tomar.

 

– Está lotado!
– Lotado? Como? Está vazio!
– Vazio, mas reservado.
– Desde quando se reserva elevador? 

– Me avisaram que o senhor não trabalha mais aqui. Deram ordens para não deixá-lo subir.

– Você me conhece, não fiz nada de mal.

– Para mim o senhor era até boa pessoa. Não... não é mais...

– Não sou mais?

– É... o senhor sabe... tem quem mande... tem quem diz as coisas como devem ser... [...]

Brandão, Ignácio de Loyola. Não verás país nenhum. 1a. ed. digital. São Paulo: Global, 2012. (Excerto das páginas 77 e 78).

Sobre o fragmento do romance de Ignácio de Loyola Brandão, analise as asserções a seguir.

 

I - O autor recorre à variante coloquial para tornar o texto próximo à conversa cujo objetivo é aproximar o narrador-personagem do leitor.

II - O excerto apresenta discurso direto e indireto.

III - No trecho “se ao menos fosse chuva. Fico com a boca seca de pensar na possibilidade de uma chuva. Uma garoinha leve que molhasse tudo, umedecesse a terra, me encharcasse”, a flexão verbal no subjuntivo, em destaque, revela que a chuva é uma possibilidade distante que frustra o personagem.

IV - O fragmento “seu rosto se refletia nos espelhos enfumaçados do elevador, imagem reproduzida ao infinito. Não nítida, toda sombreada, apenas um esboço do rosto. E eu vi milhares de rostos aterrados me contemplando”, reforça o caráter conotativo da linguagem literária que torna o texto com várias possibilidades de leitura.

V- Ao abordar sobre o dia nublado, o narrador revela a falta de chuva como um problema de todo o país. De repente, no entanto, ele pergunta “onde será que foi minha mulher?” Ou seja, muda de assunto, que é característica da modalidade oral da língua.

 

Pela leitura e análise das afirmações anteriores, conclui-se que:

a

Apenas II, III e IV estão corretas. 

b

Apenas I e III estão corretas.

c

Apenas II e IV estão corretas. 

d

Apenas I, II e V estão corretas. 

e

Todas estão corretas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar