UEFS Caderno 1 2014/1

TEXTO:

 

    Para avaliarmos o significado contemporâneo da

indústria cultural e dos meios de comunicação de massa

que a produzem, convém lembrarmos, brevemente,

o que se convencionou chamar de a condição

5 pós- moderna, isto é, a existência social e cultural sob

a economia neoliberal.

    A dimensão econômica e social da nova forma do

capital é inseparável de uma transformação sem

precedentes na experiência do espaço e do tempo,

10 designada por David Harvey como a “compressão

espaço-temporal”. A fragmentação e a globalização da

produção econômica engendram dois fenômenos

contrários e simultâneos: de um lado, a fragmentação

e dispersão espacial e temporal e, de outro, sob os

15 efeitos das tecnologias eletrônicas e de informação, a

compressão do espaço — tudo se passa aqui, sem

distâncias, diferenças nem fronteiras — e a compressão

do tempo — tudo se passa agora, sem passado e sem

futuro. Em outras palavras, fragmentação e dispersão

20 do espaço e do tempo condicionam sua reunificação

sob um espaço indiferenciado (um espaço plano de

imagens fugazes) e um tempo efêmero desprovido de

profundidade. A profundidade do tempo e seu poder

diferenciador desaparecem sob o poder do instantâneo.

25 Por seu turno, a profundidade de campo, que define o

espaço da percepção, desaparece sob o poder de uma

localidade sem lugar e das tecnologias de sobrevoo.

Vivemos sob o signo da telepresença e da

teleobservação, que impossibilitam diferenciar entre a

30 aparência e o sentido, o virtual e o real, pois tudo nos é

imediatamente dado sob a forma da transparência

temporal e espacial das aparências, apresentadas como

evidências.

    Volátil e efêmera, hoje nossa experiência

35 desconhece qualquer sentido de continuidade e se

esgota num presente sentido como instante fugaz. Ao

perdermos a diferenciação temporal, não só rumamos

para o que Virilio chama de “memória imediata”, ou

ausência da profundidade do passado, mas também

40 perdemos a profundidade do futuro como possibilidade

inscrita na ação humana enquanto poder para determinar

o indeterminado e para ultrapassar situações dadas,

compreendendo e transformando o sentido delas. Em

outras palavras, perdemos o sentido da cultura como

45 ação histórica.

Chauí, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Disponível em:. Acesso em: 19 out. 2013. Adaptado. 

No que se refere à análise linguística do texto, é correto afirmar:

a

A oração “Para avaliarmos o significado contemporâneo da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa” (l. 1-2) introduz a condição pela qual se construiu a relação existencial pós-moderna.

b

A forma verbal “lembrarmos” (l. 3), na estrutura linguística em que está inserida, permite duas regências, sem mudança de sentido.

c

A palavra “se”, em “se convencionou” (l. 4) apresenta o mesmo valor morfossintático de “se”, em “se esgota” (l. 35-36), caracterizando a indeterminação do termo subjetivo.

d

A oração “tudo nos é imediatamente dado” (l. 30-31) evidencia uma estrutura passiva, caracterizada por um agente indeterminado.

e

A palavra “como”, em “como possibilidade” (l. 40) e em “como ação histórica” (l. 44-45), apresentam o mesmo valor semântico, encerrando ideia de comparação.

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D
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