PUC-MG 2021

TEXTO PARA  AS QUESTÃO.

 

Texto

 

O educador espanhol Jorge Larrosa Bondia, em ensaio nomeado “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”3 discute a falta de oportunidades, contemporaneamente, para que as pessoas tenham experiências significativas. Segue um excerto desse ensaio, em que Larrosa Bondia fala sobre a natureza humana e sobre o que seria, efetivamente, uma experiência:

3 BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 19, p. 20-28, Abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782002000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr.2021.

 

“As palavras determinam nosso pensamento porque não pensamos com pensamentos, mas com palavras, não pensamos a partir de uma suposta genialidade ou inteligência, mas a partir de nossas palavras. E pensar não é somente “raciocinar” ou “calcular” ou “argumentar”, como nos tem sido ensinado algumas vezes, mas é sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece. E isto, o sentido ou o sem-sentido, é algo que tem a ver com as palavras. E, portanto, também tem a ver com as palavras o modo como nos colocamos diante de nós mesmos, diante dos outros e diante do mundo em que vivemos. E o modo como agimos em relação a tudo isso. Todo mundo sabe que Aristóteles definiu o homem como zôon lógon échon. A tradução desta expressão, porém, é muito mais “vivente dotado de palavra” do que “animal dotado de razão” ou “animal racional”. Se há uma tradução que realmente trai, no pior sentido da palavra, é justamente essa de traduzir logos por ratio. E a transformação de zôon, vivente, em animal. O homem é um vivente com palavra. E isto não significa que o homem tenha a palavra ou a linguagem como uma coisa, ou uma faculdade, ou uma ferramenta, mas que o homem é palavra, que o homem é enquanto palavra, que todo humano tem a ver com a palavra, se dá em palavra, está tecido de palavras, que o modo de viver próprio desse vivente, que é o homem, se dá na palavra e como palavra. (BONDIA, 2002, p. 21).

Conforme a argumentação do educador espanhol, é CORRETO afirmar:

a

A constituição das ciências, especialmente as Exatas, evidencia que o diferencial da espécie humana é a capacidade de calcular, de raciocinar e de prever probabilidades e, portanto, sobre elas intervir. 

b

A percepção de tudo o que acontece ao ser humano é mediado pela linguagem, assim o diferencial desta espécie é ser capaz de pensar sobre o pensamento, sobre a própria cognição, o que é feito por meio de palavras. 

c

Ao dizer que “as palavras determinam nosso pensamento”, Larrosa mostra que há um certo fatalismo na existência, já que muitas circunstâncias da vida escapam ao controle do ser humano.

d

O que predomina no ser humano e que o diferencia dos animais não humanos é sua inteligência científica e matemática, o fato de ser dotado da capacidade de raciocinar sobre tudo que constitui o meio que o cerca.

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Resposta
B
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