PUC-MG 2021

TEXTO PARA  AS QUESTÃO.

 

Texto

 

O educador espanhol Jorge Larrosa Bondia, em ensaio nomeado “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”3 discute a falta de oportunidades, contemporaneamente, para que as pessoas tenham experiências significativas. Segue um excerto desse ensaio, em que Larrosa Bondia fala sobre a natureza humana e sobre o que seria, efetivamente, uma experiência:

3 BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 19, p. 20-28, Abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782002000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr.2021.

 

“As palavras determinam nosso pensamento porque não pensamos com pensamentos, mas com palavras, não pensamos a partir de uma suposta genialidade ou inteligência, mas a partir de nossas palavras. E pensar não é somente “raciocinar” ou “calcular” ou “argumentar”, como nos tem sido ensinado algumas vezes, mas é sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece. E isto, o sentido ou o sem-sentido, é algo que tem a ver com as palavras. E, portanto, também tem a ver com as palavras o modo como nos colocamos diante de nós mesmos, diante dos outros e diante do mundo em que vivemos. E o modo como agimos em relação a tudo isso. Todo mundo sabe que Aristóteles definiu o homem como zôon lógon échon. A tradução desta expressão, porém, é muito mais “vivente dotado de palavra” do que “animal dotado de razão” ou “animal racional”. Se há uma tradução que realmente trai, no pior sentido da palavra, é justamente essa de traduzir logos por ratio. E a transformação de zôon, vivente, em animal. O homem é um vivente com palavra. E isto não significa que o homem tenha a palavra ou a linguagem como uma coisa, ou uma faculdade, ou uma ferramenta, mas que o homem é palavra, que o homem é enquanto palavra, que todo humano tem a ver com a palavra, se dá em palavra, está tecido de palavras, que o modo de viver próprio desse vivente, que é o homem, se dá na palavra e como palavra. (BONDIA, 2002, p. 21).

Larrosa salienta que Aristóteles definiu o homem como zôon lógon échon – esses são radicais gregos, que, ao lado de um grande número de prefixos e radicais latinos, também estão presentes em um conjunto de itens lexicais da língua portuguesa – em especial, figuram no jargão da Medicina.

 

Atente para as opções e assinale a afirmativa INCORRETA:

a

Em “zoologia”, temos o radical (zoon) ao lado de “logos” / “logia”, que significa “estudo de”. 

b

Na palavra “diálogo” temos dois elementos gregos – “dia” (por meio de) e lógon (discurso ou palavra). 

c

O radical “ratio”, que se encontra em “raciocinar”, também se verifica nos itens “racial” e “integração”. 

d

O vocábulo “inteligência” vem do latim “intelligere”, que significa inteligir, compreender e relacionase com “escolher”.

Ver resposta
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Resposta
C

Resolução

Nesta questão, verifica-se o emprego de radicais do grego e do latim em palavras do português. O enunciado pede para identificar a alternativa incorreta. A resposta é a opção C, pois “ratio” não é o radical que aparece em “racial” e “integração”. Em “racial”, a raiz vem de “raça”/“race”, e “integração” deriva de “integratio” (de “integer”), que não se relaciona com “ratio”.

Dicas

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Verifique a proveniência de cada radical grego e latino.
Compare o radical indicado com as palavras mencionadas e verifique se há real correspondência etimológica.

Erros Comuns

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Confundir etimologia de radicais gregos e latinos.
Pressupor que palavras aparentadas em português sempre compartilham o mesmo radical.
Deixar de conferir dicionários etimológicos para confirmar a raiz de cada termo.
Revisão
A formação de palavras na língua portuguesa ocorre, em grande parte, por meio de raízes e afixos de origem grega ou latina. Por exemplo, zoo (zôon) significa “animal” e aparece em “zoológico” e “zoologia”. Já “dia-” (grego) remete à ideia de “através de”. Do latim, temos, por exemplo, “intelligere” (compreender) em “inteligência”.
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