Texto para a questão.
O soro caseiro é um aliado poderoso para tratar desidratação causada por vômitos ou diarreia. O modo de preparo é conhecido por quase todas as pessoas e já esteve presente em peças publicitárias em áudio, vídeo, imagem e até em letras de canções: 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada, 1 colher de sopa bem cheia (ou duas rasas) de açúcar (20 gramas) e 1 colher de café de sal (3,5 gramas), medidas que também estão fixadas em colheres especiais, distribuídas em diferentes épocas pelos órgãos públicos de saúde. Com a diarreia ou série de vômitos, o corpo perde sais minerais e água; então, a função do soro caseiro é repor o que o organismo perdeu, a partir de sua ingestão oral. É importante lembrar que a bebida é eficiente para casos leves de desidratação, sendo recomendado procurar o médico em casos mais graves. Ela também não deve ser ingerida por diabéticos.
Considerando que uma amostra de soro caseiro, preparada seguindo a receita apresentada no texto, usando água filtrada, é CORRETO afirmar sobre as concentrações, em mol/L, do sal (NaCl) e do açúcar (C12H22O11):
Dados: Massas molares (g/mol) H = 1; C = 12; O = 16 ; Na = 23; Cl = 35,5.
A concentração em mol/L do açúcar é significativamente maior que a do sal, pois este é adicionado em maior quantidade na produção do soro.
A concentração em mol/L do açúcar e a do sal são bem próximas, ambas maiores que 0,1 mol/L.
A concentração em mol/L do sal é significativamente maior que a do açúcar, mesmo sendo menor, se considerarmos a grandeza g/L.
A concentração em mol/L do sal e a do açúcar são bem próximas, ambas menores que 0,1 mol/L.
A concentração em mol/L do açúcar é significativamente maior que a do sal, mesmo sendo menor, se considerarmos a grandeza g/L.