Texto para a questão.
O sertanejo é, antes de tudo, um forte.
Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos
do litoral.
A sua aparência, porém, ao primeiro lance de
[5] vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o
desempeno, a estrutura corretíssima das organizações
atléticas.
É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-
Quasímodo, reflete, no aspecto, a fealdade típica dos
[10] fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e
sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados.
Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar
de displicência que lhe dá um caráter de humildade
deprimente. (...)
[15] É um homem permanentemente fatigado.
Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular
perene, em tudo: na palavra remorada, no gesto
contrafeito, no andar desprumado, na cadência langorosa
das modinhas, na tendência constante à imobilidade e à
[20] quietude.
Entretanto, toda esta aparência de cansaço
ilude.
Naquela organização combalida, operam-se, em
segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento
[25] de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das
energias adormidas. O homem transfigura-se. Emper-
tiga-se; (...) e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga
nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento
habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu
[30] canhestro, reponta inesperadamente o aspecto dominador
de um titã acobreado e potente, num desdobramento
surpreendente de força e agilidade extraordinárias.
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No processo de coesão textual, os pronomes desempenham papel importante para a construção do sentido.
O fragmento do texto em que o pronome destacado desempenha uma função catafórica é:
“A sua aparência, porém, ao primeiro lance de vista, revela o contrário.” (Ls. 4 e 5)
“Falta-lhe a plástica impecável o desempeno, a estrutura...” (Ls. 5 e 6)
''Agrava-o a postura normalmente abatida...” (L. 12)
“Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular perene, em tudo: na palavra remorada...” (Ls. 16 e 17)
“Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe...” (Ls. 24 e 25)