Unichristus 2015/1

Texto para a questão.

 

JURAMENTO DE HIPÓCRATES

 

    “Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: [...]

    A ninguém darei por comprazer nem remédio mortal, nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. [...]

    Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. [...]

    Àquilo que, no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

    Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

Disponível em: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Historia&esc=3 Acesso em: 15 de setembro de 2014. 

 

Esse trecho faz parte do famoso Juramento de Hipócrates, concernente ao desempenho da Medicina.

 

De acordo com ele, o profissional médico

a

poderá atuar em qualquer situação para a qual seja convocado, realizando cirurgias e procedimentos invasivos das diversas especialidades.

b

tomará a Medicina como única e permanente meta de vida, o que poderá ser flexibilizado, entretanto, quando houver confrontos ideológicos entre o procedimento e a crença religiosa do médico.

c

deverá sofrer duras penas sociais e pessoais se houver a negativa a qualquer tipo de assistência aos necessitados, por exemplo, nos casos em que for solicitada a interrupção voluntária de gravidez, mas o médico se recuse.

d

prezará pelo sigilo das informações obtidas no desempenho da atividade médica, podendo relativizar essa premissa, se houver necessidade de transparência dos dados coletados.

e

disponibilizará, em situações de excepcional interesse público, remédios contestáveis pela Medicina, desde que possam aliviar os males sofridos pelos doentes, ainda que provoquem a eutanásia.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar