Texto para a questão.
Estudos comprovam benefícios da proteína da longevidade no cérebro.
Recente trabalho publicado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP traz descobertas inéditas que mostram que a proteína klotho (do grego: referência com a determinação do destino), presente nos neurônios, estimula a produção de lactato em células da glia. O estudo também comprovou a importância desta proteína nos processos de sinalização de insulina e na capacidade de exercer ação antioxidante e antiinflamatória no sistema nervoso central.
http://jornal.usp.br/ciencias/cienciasbiologicas/estudos-comprovam-beneficios-daproteina-da-longevidade-no-cerebro/
Abaixo temos representados exemplos de células do sistema nervoso (1 a 5), e algumas descrições morfológicas e fisiológicas desempenhadas por elas (I a V):
1. células de Schwann
2. astrócitos
3. micróglias
4. células ependimárias
5. oligodendrócitos
I. são pequenas e alongadas. Apresentam atividade fagocitária, e participam também da inflamação e reparação do sistema nervoso central.
II. são responsáveis pela produção da bainha de mielina ao redor dos axônios do sistema nervoso periférico. Possuem a função de isolante elétrico.
III. são células de formato estrelado com vários processos que irradiam do corpo celular. Elas ligam os neurônios aos capilares sanguíneos.
IV. são células epiteliais que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal. Em algumas regiões, elas facilitam a movimentação do líquido cefalorraquidiano.
V. são responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios do sistema nervoso central. Possuem a função de isolante elétrico.
Assinale a alternativa com a correta correlação entre as células da glia e suas respectivas descrições e funções:
1.V , 2.III , 3.II , 4.I , 5.IV
1.I , 2.V , 3.IV , 4.II , 5.III
1.IV , 2.I , 3.V , 4.III , 5.II
1.III , 2.II , 3.I , 4.V , 5.IV
1.II , 2.III , 3.I , 4.IV , 5.V