Texto para a questão
Ao Leitor
Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, coisa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte e, quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual; ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Referidas ambas às Memórias póstumas de Brás Cubas, as expressões contidas no texto - “obra difusa” e “adotei a forma livre”, indicam que, nesse livro,
o narrador, já no prólogo, inicia suas agressões ao leitor.
a composição obedecerá ao relativismo estético próprio da escola realista.
a dispersão é um princípio compositivo do texto.
o narrador-protagonista lança mão do esnobismo para disfarçar sua inabilidade literária.
a influência francesa suplantará a anterior filiação do autor à literatura portuguesa.