Texto para a questão.
Ali por entre a folhagem, distinguiam‐se as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam‐se brilhar na sombra dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha, ferida pela luz do sol.
Era uma onça enorme; de garras apoiadas sobre um grosso ramo de árvore, e pés suspensos no galho superior, encolhia o corpo, preparando o salto gigantesco.
Batia os flancos com a larga cauda, e movia a cabeça monstruosa, como procurando uma aberta entre a folhagem para arremessar o pulo; uma espécie de riso sardônico e feroz contraía‐lhe as negras mandíbulas, e mostrava a linha de dentes amarelos; as ventas dilatadas aspiravam fortemente e pareciam deleitar‐se já com o odor do sangue da vítima.
O índio, sorrindo e indolentemente encostado ao tronco seco, não perdia um só desses movimentos, e esperava o inimigo com a calma e serenidade do homem que contempla uma cena agradável: apenas a fixidade do olhar revelava um pensamento de defesa.
Assim, durante um curto instante, a fera e o selvagem mediram‐se mutuamente, com os olhos nos olhos um do outro; depois o tigre agachou‐se, e ia formar o salto, quando a cavalgata apareceu na entrada da clareira.
Então o animal, lançando ao redor um olhar injetado de sangue, eriçou o pelo, e ficou imóvel no mesmo lugar, hesitando se devia arriscar o ataque.
José de Alencar, O guarani
Relacionando o conteúdo exposto nesse excerto ao contexto histórico, é correto afirmar que o texto exemplifica as orientações estético‐ideológicas do Romantismo, pois apresenta
identificação harmônica entre o homem e o animal.
descrição detalhada dos costumes indígenas.
contraste entre a natureza hostil e o povo que a habita.
idealização do índio, retratado como um herói destemido.
animalização dos personagens, que agem condicionados ao ambiente físico e social.