Texto para a pergunta.
Bênção paterna
(...)
0 período orgânico da literatura nacional conta já três fases.
A primitiva, que se pode chamar aborígene, são as lendas e mitos da terra
selvagem e conquistada; são as tradições que embalaram a infância do povo,
e ele escutava como o filho a quem a mãe acalenta no berço com as canções
da pátria, que abandonou.
Iracema pertence a essa literatura primitiva, cheia de santidade e enlevo,
para aqueles que veneram na terra da pátria a mãe fecunda — alma mater,
e não enxergam nela apenas o chão onde pisam.
0 segundo período é histórico: representa o consórcio do povo invasor com
a terra americana, que dele recebia a cultura, e lhe retribuía nos eflúvios de
sua natureza virgem e nas reverberações de um solo esplêndido.
(...)
É a gestação lenta do povo americano, que devia sair da estirpe lusa, para
continuar no novo mundo as gloriosas tradições de seu progenitor. Esse
período colonial terminou com a independência.
A ele pertencem O guarani e As minas de prata. Há aí muita e boa
messe a colher para o nosso romance histórico; mas não exótico e raquítico
como se propôs a ensiná-lo a nós beócios, um escritor português.
A terceira fase, a infância de nossa literatura, começada com a
independência política, ainda não terminou; espera escritores que lhe deem os
últimos traços, e formem o verdadeiro gosto nacional, fazendo calar as
pretensões hoje tão acesas, de nos colonizarem pela alma e pelo coração, já
que não o podem pelo braço.
Neste período a poesia brasileira, embora balbuciante ainda, ressoa, não
já somente nos rumores da brisa e nos ecos da floresta, senão também nas
singelas cantigas do povo e nos íntimos serões da família.
(...)
0 tronco do ipê, o Til e O gaúcho, vieram dali; embora, no primeiro
sobretudo, se note já, devido à proximidade da corte, e à data mais recente, a
influência da nova cidade, que de dia em dia se modifica, e se repassa do
espírito forasteiro.
Nos grandes focos, especialmente na corte, a sociedade tem a fisionomia
indecisa, vaga e múltipla, tão natural à idade da adolescência. É o efeito da
transição que se opera; e também do amálgama de elementos diversos.
A importação contínua de ideias e costumes estranhos, que dia por dia nos
trazem todos os povos do mundo, devem por força de comover uma sociedade
nascente, naturalmente inclinada a receber o influxo de mais adiantada
civilização.
(...)
Desta luta entre o espírito conterrâneo e a invasão estrangeira, são
reflexos Lucíola, Diva, A pata da gazela, e tu, livrinho, que aí vais correr
mundo com o rótulo de Sonhos d’ouro.
José de Alencar, Sonhos d’ouro. “Bênção paterna” é o título do prefácio de José de Alencar a seu romance Sonhos d’ouro (1872). Adaptado.
Depreende-se do texto que o Romantismo, no Brasil,
contribuiu decisivamente para a constituição da ideia de nação e, portanto, para a afirmação do estado nacional.
completou o processo de formação da literatura brasileira, levando-a à maturidade plena.
conferiu relevo internacional às Letras nacionais, tornando-as amplamente conhecidas em todo o Ocidente.
desencadeou um movimento nacional pela preservação das culturas indígenas e pela proteção dos territórios ocupados pelos aborígenes.
emancipou de vez a cultura brasileira, livrando-a, finalmente, de sua antiga dependência em relação às culturas europeias.