PUC-GO 2015/1

Texto

 

Palhaço, grande voz

Auto da Compadecida! O julgamento de alguns canalhas, entre os quais um sacristão, um padre e um bispo, para exercício da moralidade.

Toque de clarim.

 

Palhaço

A intervenção de Nossa Senhora no momento propício, para triunfo da misericórdia. Auto da Compadecida!

Toque de clarim.

 

A Compadecida

A mulher que vai desempenhar o papel desta excelsa Senhora, declara-se indigna de tão alto mister.

Toque de clarim.

 

Palhaço

Ao escrever esta peça, onde combate o mundanismo, praga de sua igreja, o autor quis ser representado por um palhaço, para indicar que sabe, mais do que ninguém, que sua alma é um velho catre, cheio de insensatez e de solércia. Ele não tinha o direito de tocar nesse tema, mas ousou fazê-lo, baseado no espírito popular de sua gente, porque acredita que esse povo sofre, é um povo salvo e tem direito a certas intimidades.

Toque de clarim.

 

Palhaço

Auto da Compadecida! O ator que vai representar Manuel, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo, declarase também indigno de tão alto papel, mas não vem agora, porque sua aparição constituirá um grande efeito teatral e o público seria privado desse elemento de surpresa.

Toque de clarim.

 

Palhaço

Auto da Compadecida! Uma história altamente moral e um apelo à misericórdia.

[...]

(SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 34. ed., 3a reimpr. São Paulo: Agir, 2006, p. 22-24.)

    O Auto da Compadecida retoma elementos do teatro popular, contidos nos autos medievais, e realiza uma pesquisa sobre a tradição oral e as narrativas dos romanceiros e das narrações nordestinas, para destacar o regionalismo e elementos da literatura de cordel com a finalidade de exaltar os humildes e satirizar os poderosos e os religiosos que se preocupam apenas com bens materiais. A respeito dessa peça teatral de Ariano Suassuna, analise as afirmativas a seguir:

 

I- O autor está representado pelo Palhaço e incorpora elementos do circo à representação da peça teatral.    

II- O Palhaço anuncia o auto e também é o grande comentador das situações.

III- Nas falas do Palhaço predomina discurso indireto, dando a impressão que narra os feitos e as declarações de alguém.

IV- O Palhaço exerce função metalinguística no espetáculo e reflete sobre o próprio mecanismo mágico de produção da imitação. Também elimina a distância entre representação e realidade.

 

    Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

a

I, II e III. 

b

I , II e IV.

c

I , III IV. 

d

II, III e IV.

Ver resposta
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Resposta
B

Resolução

O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna é uma peça teatral que incorpora elementos do teatro popular, do circo e da literatura de cordel. O Palhaço, que representa o próprio autor, desempenha um papel crucial na peça, anunciando o auto, comentando as situações e refletindo sobre o mecanismo de produção da imitação. Ele não usa discurso indireto, mas fala diretamente ao público, eliminando a distância entre representação e realidade. Portanto, as afirmativas I, II e IV estão corretas, tornando a opção B a resposta correta.

Dicas

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Relembre o conceito de metalinguagem e como ele se aplica ao Auto da Compadecida.
Considere o papel do Palhaço na peça e como ele se relaciona com o público.
Reflita sobre a maneira como o Palhaço fala - ele usa discurso direto ou indireto?

Erros Comuns

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Confundir discurso direto e indireto.
Não entender o conceito de metalinguagem.
Esquecer que o Palhaço representa o autor da peça.
Revisão
O conceito de metalinguagem é importante para entender essa questão. A metalinguagem ocorre quando a linguagem fala de si mesma. No caso do Auto da Compadecida, o Palhaço, representando o autor, reflete sobre o próprio mecanismo de produção da imitação, um exemplo de metalinguagem.
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