AFA 2012

TEXTO

 

O ídolo

 

    Em um belo dia, a deusa dos ventos beija o pé do
homem, o maltratado, desprezado pé, e, desse beijo,
nasce o ídolo do futebol. Nasce em berço de palha e
barraco de lata e vem ao mundo abraçado a uma bola.
[5]     Desde que aprende a andar, sabe jogar. Quando
criança, alegra os descampados e os baldios, joga e
joga e joga nos ermos dos subúrbios até que a noite cai
e ninguém mais consegue ver a bola, e, quando jovem,
voa e faz voar nos estádios. Suas artes de malabarista
[10] convocam multidões, domingo após domingo, de vitória
em vitória, de ovação em ovação.
    A bola o procura, o reconhece, precisa dele. No
peito de seu pé, ela descansa e se embala. Ele lhe dá
brilho e a faz falar, e neste diálogo entre os dois,
[15] milhões de mudos conversam. Os Zé Ninguém, os
condenados a serem para sempre ninguém, podem
sentir-se alguém por um momento, por obra e graça
desses passes devolvidos num toque, essas fintas que
desenham os zês na grama, esses golaços de
[20] calcanhar ou de bicicleta: quando ele joga o time tem
doze jogadores.
    – Doze? Tem quinze! Vinte!
    A bola ri, radiante, no ar. Ele a amortece, a
adormece, diz galanteios, dança com ela, e vendo
[25] essas coisas nunca vistas, seus adoradores sentem
piedade por seus netos ainda não nascidos, que não
estão vendo o que acontece.
    Mas o ídolo é ídolo apenas por um momento,
humana eternidade, coisa de nada; e quando chega a
[30] hora do azar para o pé de ouro, a estrela conclui sua
viagem do resplendor à escuridão. Esse corpo está
com mais remendos que roupa de palhaço, o acrobata
virou paralítico, o artista é uma besta:

    – Com a ferradura, não!
[35]     A fonte da felicidade pública se transforma no pára-

raios do rancor público:
    – Múmia!
    Às vezes, o ídolo não cai inteiro. E, às vezes,
quando se quebra, a multidão o devora aos pedaços.

(Eduardo Galeano. Futebol, ao sol e à sol e à sombra.)

Julgue cada item a seguir, como V (verdadeiro) ou F (falso), considerando o que se afirma sobre o emprego dos pronomes no texto.

 

( ) Em “A bola o procura, o reconhece, precisa dele.” (ℓ. 12) e “/.../ que não estão vendo o que acontece.” (ℓ. 26 e 27), todos os termos assinalados são pronomes pessoais oblíquos átonos.

( ) No trecho “por obra e graça desses passes devolvidos num toque, essas fintas que desenham os zês na grama, esses golaços de calcanhar ou de bicicleta...” (ℓ. 17 a 20), os pronomes grifados poderiam contrair-se com a preposição de sem prejuízo da correção gramatical.

( ) No trecho “No peito de seu pé, ela descansa e se embala. Ele lhe dá brilho e a faz falar...” (ℓ. 12 a 14), todos os pronomes grifados têm o mesmo referente.

( ) Em “Esse corpo está com mais remendos X” (ℓ. 31 e 32), a substituição do pronome grifado por aquele acarretaria alteração de sentido no trecho.

 

A seqüência correta é:

a

V, V, F, F

b

F, V, F, V

c

F, F, V, V

d

V, F, F, V

Ver resposta
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Resposta
B

Resolução

Para resolver esta questão, analisamos cada afirmativa à luz da gramática normativa e do contexto do texto:

  1. Item 1: “A bola o procura, o reconhece, precisa dele” e “vendo que não estão vendo o que acontece”. Os pronomes “o” (objetos diretos) são átonos, mas “dele” é tônico e o “o” de “o que acontece” é pronome relativo/neutro, não oblíquo átono. FALSO.
  2. Item 2: Os demonstrativos “esses”, “essas” podem contrair-se com a preposição “de” formando “desses” e “dessas” sem prejuízo gramatical (de + esses ➔ desses; de + essas ➔ dessas). VERDADEIRO.
  3. Item 3: Em “No peito de seu pé, ela descansa. Ele lhe dá brilho e a faz falar”, “seu” refere-se ao ídolo, enquanto “lhe” e “a” têm como referente a bola. Portanto, não têm o mesmo referente. FALSO.
  4. Item 4: O demonstrativo “esse” indica proximidade em relação ao enunciador. Substituí-lo por “aquele” altera a deixis (distância temporal/espacial), mudando o sentido. VERDADEIRO.

Assim, a sequência correta é F, V, F, V, correspondendo à alternativa B.

Dicas

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Verifique se “dele” admite tonicidade própria ou não.
Lembre-se de como ocorre a contração de “de” com pronomes demonstrativos.
Analise a quem se refere cada pronome (“seu”, “lhe”, “a”) no contexto do parágrafo.

Erros Comuns

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Confundir pronome oblíquo átono (o, a, lhe) com tônico (dele, mim).
Não identificar que “o que” funciona como pronome relativo/neutro, não como pessoal.
Esquecer as regras de contração de preposição + demonstrativo (de + esse = desse).
Não distinguir os referentes de pronomes como “seu” e “lhe” no contexto narrativo.
Desconsiderar as sutis diferenças deixiais entre “esse” e “aquele”.
Revisão

Para responder a esta questão, é importante relembrar:

  • Pronomes pessoais oblíquos átonos: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as (sem tonicidade própria).
  • Pronomes pessoais oblíquos tônicos: mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, nós, convosco, vós (possuem tonicidade e exigem preposição quando objeto).
  • Pronomes demonstrativos: este, esse, aquele e suas variações, que podem contrair-se com preposições (de + esse = desse, etc.).
  • Referente de pronomes: identificar a que ou a quem cada pronome remete no texto.
  • Deixis: diferença de proximidade/distância entre “este/esse” e “aquele” no discurso.
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