TEXTO:
Num passado não muito distante, Benjamim (Selton
Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) formam a dupla
de palhaços Pangaré & Puro Sangue, do Circo
Esperança. Juntos com sua trupe, eles viajam pelos
[5] confins do Brasil e fazem a alegria da plateia. Mas a
vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma
crise existencial e precisa saber quem ele é para
descobrir onde deveria estar.
Embora existam no texto piadas aqui e acolá (nada
[10] de especial), a essência do longa não está no riso, que
aparece em pitadas, que se sustentam. Mas uma leitura
mais atenta fará você encontrar a traição em mensagens
subliminares em quadros de “chifrudos”, na foto da vilã
Lola (Giselle Motta) junto com o grupo, mas olhando
[15] para o lado, na perda da inocência de uma menina
simbolizada pela mordida numa maçã ou em Benjamin
diante do espelho, tentando se encontrar. E o ventilador,
carregado de significados e presente em toda a trama
(até na logomarca da produção), tem os bons ventos da
[20] renovação representada pela menina Guilhermina
(Larissa Manoela).
Flertando com o universo chapliniano, seja
pelos silêncios, seja pelos olhares, seja pelos gestuais,
Mello acertou na sua composição e na inclusão de
[25] personagens curiosos, cujo mérito para muitos estará
na escalação do elenco. Assim, essa é a singela,
divertida e dramática trajetória de alguém que, um dia,
partiu iludido pelo amor e, felizmente, reencontrou o
humor. Por essas e por outras razões, é fácil afirmar —
[30] sem brincadeira — que O Palhaço é um dos melhores
filmes. Sério e lúdico na dose certa. Um programão para
o respeitável público.
CUNHA, Roberto. Programão para o respeitável público. Disponível em: . Acesso em: 3 nov. 2014. Adaptado.
O texto em destaque pode ser classificado como uma resenha crítica, principalmente porque
faz uma apreciação irônica quanto à obra, apresentando contra-argumentos.
descreve acontecimentos cotidianos e atuais, refletindo sobre as consequências geradas.
cita autoridades que são especialistas no tema abordado, para validar o discurso em pauta.
faz um breve resumo da obra, construindo uma análise sobre os elementos que a compõem.
constrói sua história a partir da linguagem conotativa, narrando fatos vividos pelo narrador.