TEXTO
No Mundo das Letras
[95] Vem à livraria nas horas de maior
movimento, mas isso, já se sabe, é de
propósito: facilita-lhe o trabalho.
Rouba livros. Faz isso há muitos anos,
desde a infância, praticamente. Começou
[100] roubando um texto escolar que precisava
para o colégio: foi tão fácil que gostou; e
passou a roubar romances de aventura, livros
de ficção científica, textos sobre arte,
política, ciência, economia. Aperfeiçoou tanto
[105] a técnica que chegava a furtar quatro, cinco
livros de uma vez. Roubou livros em todas as
cidades por onde passou. Em Londres, uma
vez, quase o pegaram; um incidente que
recorda com divertida emoção.
[110] No início, lia os livros que roubava.
Depois, a leitura deixou de lhe interessar. A
coisa era roubar por roubar, por amor à arte;
dava os livros de presente ou simplesmente
os jogava fora. Mas cada vez tinha menos
[115] tempo para ir às livrarias; os negócios o
absorviam demais. Além disso, não podia,
como empresário, correr o risco de um
flagrante. Um problema – que ele resolveu
como resolve todos os problemas, com
[120] argúcia, com arrojo, com imaginação.
Zás! Acabou de surrupiar um. Nada de
espetacular nessa operação: simplesmente
pegou um pequeno livro e o enfiou no bolso.
Olha para os lados; aparentemente ninguém
[125] notou nada. Cumprimenta-me e se vai.
Um minuto depois retorna. Como é que
me saí, pergunta, não sem ansiedade.
Perfeito, respondo, e ele sorri, agradecido. O
que me deixa satisfeito; elogiá-lo é não
[130] apenas um ato de compaixão, é também uma
medida de prudência. Afinal, ele é o dono da
livraria.
SCLIAR, Moacyr. No Mundo das Letras. In: SCLIAR, Moacyr; FONSECA, Rubem; MIRANDA, Ana. Pipocas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Uma forma de retomar fragmentos, ao longo do texto, é usar expressões que apresentam uma paráfrase para resumir o que se precede ou sucede.
Considerando esse aspecto, no trecho “[...] um incidente que recorda com divertida emoção” (linhas 108-109), a expressão sublinhada refere-se ao
roubo de livros desde a infância.
roubo de um texto escolar para o colégio.
furto de quatro, cinco livros de uma vez.
fato de o personagem principal quase ter sido apreendido.
A questão pede que o aluno identifique a que se refere a expressão 'um incidente' no contexto do texto. Para resolver essa questão, é necessário compreender o que o texto apresenta antes e depois da expressão destacada. A expressão 'um incidente que recorda com divertida emoção' aparece logo após a menção de que o personagem quase foi pego em Londres, o que indica que o 'incidente' é essa situação específica.
Leia atentamente o parágrafo anterior à expressão sublinhada para entender o contexto do 'incidente'.
Considere os eventos específicos que são mencionados antes da expressão 'um incidente'.
Recorde que expressões como 'um incidente' geralmente se referem a situações notáveis ou eventos únicos.
Confundir uma expressão que se refere a um evento específico com uma generalização.
Ignorar o contexto imediato da expressão sublinhada.
Para responder a questões de interpretação de texto é importante considerar o contexto e a proximidade das informações. Expressões como 'um incidente' geralmente se referem a um evento específico anteriormente mencionado. É essencial ler com atenção e analisar o que foi dito nos parágrafos ou frases anteriores para entender a que se refere a expressão.