TEXTO
No interior do Pernambuco, o culto já exige monumentos. No dia 7 de julho, quando, segundo o Registro Civil, se comemoram 100 anos do nascimento de Lampião, o município de Triunfo lançará a pedra fundamental de uma estátua de 32 metros de altura para homenageá-lo. Com o apoio do povo. Triunfo segue o exemplo da vizinha Serra Talhada, ex-Vila Bela, terra natal do cangaceiro, que, em 1991, organizou um plebiscito para saber se ele merecia uma honraria dessas. O resultado foi sim e a estátua só não existe ainda por falta de verbas.
Bem antes de morrer, Lampião já inspirava poemas, músicas e livros. Uma propaganda de remédio chegou a comparar os males que ele causava à sociedade com os distúrbios provocados pela prisão de ventre. Mas a referência ao cangaceiro como figura nociva era exceção. Em geral, ele era tratado como herói, um nobre salteador, que tomava dos ricos para dar aos pobres. Em 1931, o mais importante jornal americano, The New York Times, divulgou essa versão caridosa do criminoso.
Disponível em: super.abril.com.br/historia/cangaceiro-idolatrado. Acesso em: 21 abr. 2016
TEXTO
O que existe de relato sobre Lampião não menciona nenhum ato de tirar dos ricos para dar aos pobres, nenhuma dispensação de justiça. Registra batalhas, ferimentos, ataques a cidades [...], sequestros, assaltos a ricos, combates com os soldados, aventuras com mulheres, episódios de fome e de sede, mas nada que lembre Robin Hood. Pelo contrário, registra “horrores”: como Lampião assassinou um prisioneiro, embora sua mulher o tivesse resgatado, como ele massacrava trabalhadores, como torturou uma velha que o amaldiçoara (sem saber de quem se tratava), fazendo-a dançar com um pé de mandacaru até morrer [...], e incidentes semelhantes. Causar terror e ser impiedoso é um atributo mais importante para esse bandido do que ser amigo dos pobres.
HOBSBAWM, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979. p. 57-58.
Sobre a memória do cangaceiro Lampião, os textos evidenciam que
embora esteja associada a imagens de heroísmo em alguns lugares, como sua terra natal, tal perfil não encontra correspondência nas fontes históricas, já que estas associam o cangaceiro a crimes e violências diversos.
apesar de pouco valorizada nacionalmente, é associada a atos de bravura e heroísmo por toda a população pernambucana, que desconhece completamente seus atos de violência.
o fato de sua figura inspirar poemas e músicas, na década de 1930, foi responsável pela memória positiva em relação ao seu papel como cangaceiro.
a associação feita com o personagem Robin Hood é imprópria, visto que Lampião já era valorizado como herói regional em vida.
as fontes históricas reveladas nas últimas décadas foram responsáveis por eliminar o culto à figura de Lampião, provocando rejeição popular ao seu nome nos anos 1990.