UESB 2017

TEXTO:

 

    — Mas que Humanitas é esse?

    — Humanitas é o princípio. Há nas cousas todas

certa substância recôndita e idêntica, um princípio único,

universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível [...].

[5] Pois essa substância ou verdade, esse princípio

indestrutível é que é Humanitas. Assim lhe chamo, porque

resume o universo, e o universo é o homem. Vais

entendendo?

    — Pouco; mas, ainda assim, como é que a morte

[10] de sua avó...

    Não há morte. O encontro de duas expansões, ou

a expansão de duas formas, pode determinar a supressão

de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há

vida, porque a supressão de uma é a condição da

[15] sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o

princípio universal e comum. Daí o caráter conservador

e benéfico da morte. Supõe tu um campo de batatas e

duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para

alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para

[20] transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas

em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em

paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se

suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse

caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma

[25] das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí

a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas

públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.

Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não

chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem

[30] só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso,

e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza

uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio

ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

          — Mas a opinião do exterminado?

[35]    — Não há exterminado. Desaparece o fenômeno;

a substância é a mesma. Nunca viste ferver água? Hás

de lembrar-te que as bolhas fazem-se e desfazem-se de

contínuo, e tudo fica na mesma água. Os indivíduos são

essas bolhas transitórias.

[40]    — Bem; a opinião da bolha...

          — Bolha não tem opinião.

MACHADO DE ASSIS. Quincas Borba. In:______. Obra completa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, 1971. p. 648-649.

No trecho apresentado, há um diálogo entre Rubião e Quincas Borba, sobre a filosofia denominada “Humanitas” ou “Humanitismo”. Sobre essa filosofia, é correto afirmar:

 

I. Ela constitui uma crítica irônica ou uma sátira do autor dirigida ao cientificismo da época, representado pela teoria da seleção natural de Charles Darwin, que postulava, como uma lei natural, a sobrevivência do mais forte ou do mais esperto.

II. Seus princípios e conceitos desconstroem a visão negativa sobre as guerras, pois a eliminação dos mais fracos, mais do que a paz, seria benéfica ao aperfeiçoamento humanidade, que, gradualmente, seria constituída apenas dos seres mais aptos ou mais fortes.

III. O “caráter conservador e benéfico da morte.” (l. 16-17) constitui uma referência à possibilidade de superação das disputas, a partir de um aperfeiçoamento dos mecanismos de colaboração que constituem o princípio “indestrutível” (l. 6), “universal e comum” (l. 16).

IV. A exclamação “ao vencedor, as batatas!” (l. 33), expressa a alegria dos vencedores não apenas pelas recompensas, mas pela vitória do bem contra mal, da justiça contra a injustiça, com o triunfo de sentimentos de compreensão e solidariedade em relação aos vencidos.

V. A consideração sobre a “opinião do exterminado” (l. 34) ou a “opinião da bolha” (l. 40) evidencia outra face dessa filosofia, seu caráter antiético e repressor, pois o extermínio dos mais fracos não os atingiria apenas fisicamente, mas se assentaria também no cerceamento de seus direitos de expressão.

A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a

a

I e III.

b

II e IV.

c

III e V.

d

I, II e V.

e

III, IV e V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D

Resolução

Neste excerto do romance Quincas Borba, de Machado de Assis, o personagem Quincas Borba expõe a Rubião sua concepção de “Humanitas” ou “Humanitismo”. Tal filosofia se baseia numa paródia irônica — ou sátira — do cientificismo da época e faz referência, de modo caricatural, às ideias da seleção natural (sobretudo no sentido de sobrevivência dos mais fortes). Assim, guerra e morte funcionam como instrumentos que asseguram a “conservação” dos mais aptos, pois, na lógica do Humanitismo, “desaparece o fenômeno; a substância é a mesma”.

Observemos as afirmações:

  • I: Está correta, pois de fato a teoria de Quincas Borba satiriza o cientificismo oitocentista (entre eles há ecos da seleção natural de Darwin), enfatizando a sobrevivência dos “mais fortes” ou “mais espertos”.
  • II: Também está correta, pois a filosofia do Humanitismo defende que a guerra proporciona benefícios ao grupo que sai vitorioso, eliminando os fracos em benefício dos mais aptos, durante o processo de “conservação” da vida.
  • III: Incorreta, pois, em vez de defender mecanismos de cooperação e de superação das disputas, o texto sugere que a eliminação dos mais fracos é algo natural e “conservador” da vida, não acenando à construção de mecanismos colaborativos.
  • IV: Incorreta, pois o texto não sugere que a vitória signifique triunfo de bons, justos ou solidários. Ao contrário, “ao vencedor, as batatas” traduz apenas o fato de que quem vence fica com os recursos — não há a menor alusão ao “bem contra o mal” ou à solidariedade para com os vencidos.
  • V: Correta, pois a filosofia exposta suprime totalmente a perspectiva dos derrotados (exterminados ou “bolhas”), que nem sequer teriam “opinião” — evidenciando o lado repressivo e antiético dessa postura, ao não levar em conta o ponto de vista de quem foi eliminado.

Diante disso, apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. A resposta, portanto, é a alternativa (D).

Dicas

expand_more
Releia o trecho que caracteriza a guerra como benéfica e veja se há menção de moral ou solidariedade.
Verifique se a morte é vista como negativa ou positiva pelo narrador-personagem e por que razão.
Procure identificar a ironia ao cientificismo nas falas de Quincas Borba.

Erros Comuns

expand_more
Achar que a saudação “ao vencedor, as batatas!” sugere uma vitória moral ou ética, quando o texto apenas foca no domínio do mais forte.
Interpretar a morte ou a guerra como um meio colaborativo, quando o texto ressalta a lei do mais apto, sem espaço para opiniões do exterminado.
Desconsiderar que Quincas Borba ironiza conceitos científicos da época, não os endossa de forma literal.
Revisão

Humanitismo (Machadiano): Trata-se da doutrina fictícia elaborada pelo personagem Quincas Borba, presente em obras de Machado de Assis. É uma sátira às teorias positivistas e ao darwinismo social da época, que defendiam a seleção natural em sociedade. A filosofia de Quincas Borba coloca a guerra como fator de conservação, pois o mais apto sobrevive com os recursos disponíveis.

Seleção Natural: Idea central de Charles Darwin, segundo a qual, no meio natural, sobrevivem aqueles indivíduos que conseguem se adaptar melhor ao ambiente — a “sobrevivência dos mais aptos”. O Humanitismo parodia e exagera esse princípio, transferindo-o para as relações humanas.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar