TEXTO
Lhe concordo, doutor: sou eu que invento minhas doenças. Mas eu, velho e sozinho, o que posso fazer? Estar doente é minha única maneira de provar que estou vivo. É por isso que frequento o hospital, vezes e vezes, a exibir minhas maleitas. Só nesses momentos, doutor, eu sou atendido. Mal atendido, quase sempre. Mas nessa infinita fila de espera, me vem a ilusão de me vizinhar do mundo. Os doentes são a minha família, o hospital é meu tecto e o senhor é o meu pai, pai de todos meus pais.
Desta feita, porém, é diferente. Pois eu, de nome posto de Sexta-Feira, me apresento hoje com séria e verídica queixa. Venho para aqui todo desclaviculado, uma pancada quase me desombrou. Aconteceu quando assistia ao jogo do Mundial de Futebol. Desde há um tempo, ando a espreitar na montra do Dubai Shoping, ali na esquina da Avenida Direita. É uma loja de tevês, deixam aquilo ligado na montra para os pagantes contraírem ganas de comprar. Sento-me no passeio, tenho meu lugar cativo lá. Junto comigo se sentam esses mendigos que todas sexta-feiras invadem a cidade à cata de esmola dos muçulmanos. Lembra? Foi assim que ganhei meu nome de dia da semana. Veja bem: eu, que sempre fui inútil, acabei adquirindo nome de dia útil.
[...]
(COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 81-82.)
O Texto apresenta a fala de um personagem a um médico, durante uma consulta. Embora esse tipo de relato ainda seja uma importante fonte de informações, a Medicina conta com avançados meios para diagnosticar e tratar doenças. Por exemplo, radioisótopos ou radionuclídeos são usados para diagnosticar patologias e tratar doenças, especialmente tumores radiossensíveis. Como os radioisótopos artificiais são utilizados em quantidades de traços, podem ser chamados radiotraçadores ou traçadores radioativos.
Um exemplo de elemento radiotraçador é o tecnécio-99, utilizado no diagnóstico de diversas doenças. Por apresentar uma meia-vida curta (6,02 horas), a emissão gama ocorre por um pequeno espaço de tempo, evitando danos significativos ao paciente. Em substituição ao tecnécio-99, pode-se ainda utilizar o tálio-201, que apresenta meia-vida de 73 horas (aproximadamente 3 dias). Já para tratamento, pode ser usado o radioisótopo iodo-131 tanto na avaliação quanto na terapia do câncer de tireoide. O samário-153 é usado no tratamento de câncer ósseo. O gálio-67 é útil na detecção de regiões que estão acometidas por tumores.
(Adaptado de: http://www.alunosonline.com.br/quimica/ uso-radioatividade-na-medicina.html. Acesso em: 20 jan. 2014.)
Com base nas informações expostas, assinale a única alternativa correta:
O samário é um elemento representativo do grupo 3 da tabela periódica.
Tecnécio e iodo apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência.
Considerando-se uma amostra 10g de tálio-201, tem-se que sua massa em gramas, após 6 dias, será igual a 2,5g.
Gálio-69 e gálio-71 são isótopos, pois apresentam mesmo número de nêutrons.