AFA 2017

TEXTO IV

 

PARA SEMPRE JOVEM

 

Recentemente, vi na televisão a propaganda

de um jipe que saltava obstáculos como se fosse um

cavalo de corrida. Já tinha visto esse comercial, mas

comecei a prestar atenção na letra da música, soando

[5]  forte e repetindo a estrofe de uma canção muito

conhecida, “forever Young...I wanna live forever and

Young...(para sempre jovem...quero viver para sempre

e jovem). Será que, realmente, queremos viver muito e,

de preferência, para sempre jovens? (...)

[10]  O crescimento da população idosa nos países

desenvolvidos é uma bomba-relógio que já começa a

implodir os sistemas previdenciários, despreparados

para amparar populações com uma média de vida em

torno de 140 anos. A velhice se tornou uma epidemia

[15]  incontrolável nos países desenvolvidos. Sustentar a

população idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em

menor número, pois, nesses países, há também um

declínio da natalidade. Será isso socialmente justo?

Uma pessoa muito longeva consome uma

[20]  quantidade total de alimentos muito maior do que as

outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente

os recursos finitos do planeta e agravar ainda mais os

desequilíbrios sociais. Para que uns poucos possam

viver muito, outros terão de passar fome. Será que, em

[25]  um futuro breve, teremos uma guerra de extermínio aos

idosos, como na ficção do escritor argentino Bioy

Casares, O diário da guerra do porco? Seria uma guerra

justa? /.../

 

(TEIXEIRA, João. Para sempre jovens.In: Revista Filosofia: ciência & vida. Ano VII, n. 92, março-2014, p. 54.)

Elementos de modalização são responsáveis por expressar intenções e pontos de vista do enunciador. Por intermédio deles, o enunciador inscreve no texto seus julgamentos e opiniões sobre o conteúdo, fornecendo ao interlocutor “pistas” de reconhecimento do efeito de sentido que pretende produzir. Observe os elementos de modalização destacados nos excertos e as respectivas análises 

 

I. “...e agravar ainda mais os desequilíbrios sociais.” (l.22 e 23) – O advérbio destacado ratifica a ideia de que a situação que já é caótica vai piorar.

II. “...terão de passar fome.” (l.24) – O verbo auxiliar utilizado ressalta a total falta de saída para os jovens.

III. “Será que, realmente, queremos viver muito...” (l.08) – O advérbio utilizado reforça o questionamento sobre o desejo de viver muito, presente no senso comum.

IV. “...queremos viver muito e, de preferência, para sempre jovens?” (l.08 e 09) – A locução adverbial sugere que a vida longa será também de qualidade.

 

Apresentam afirmações corretas as alternativas

a

I e II apenas.

b

III e IV apenas.

c

I, II e III apenas.

d

I, II, III e IV.

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