TEXTO IV
PARA SEMPRE JOVEM
Recentemente, vi na televisão a propaganda
de um jipe que saltava obstáculos como se fosse um
cavalo de corrida. Já tinha visto esse comercial, mas
comecei a prestar atenção na letra da música, soando
[5] forte e repetindo a estrofe de uma canção muito
conhecida, “forever Young...I wanna live forever and
Young...(para sempre jovem...quero viver para sempre
e jovem). Será que, realmente, queremos viver muito e,
de preferência, para sempre jovens? (...)
[10] O crescimento da população idosa nos países
desenvolvidos é uma bomba-relógio que já começa a
implodir os sistemas previdenciários, despreparados
para amparar populações com uma média de vida em
torno de 140 anos. A velhice se tornou uma epidemia
[15] incontrolável nos países desenvolvidos. Sustentar a
população idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em
menor número, pois, nesses países, há também um
declínio da natalidade. Será isso socialmente justo?
Uma pessoa muito longeva consome uma
[20] quantidade total de alimentos muito maior do que as
outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente
os recursos finitos do planeta e agravar ainda mais os
desequilíbrios sociais. Para que uns poucos possam
viver muito, outros terão de passar fome. Será que, em
[25] um futuro breve, teremos uma guerra de extermínio aos
idosos, como na ficção do escritor argentino Bioy
Casares, O diário da guerra do porco? Seria uma guerra
justa? /.../
(TEIXEIRA, João. Para sempre jovens.In: Revista Filosofia: ciência & vida. Ano VII, n. 92, março-2014, p. 54.)
Elementos de modalização são responsáveis por expressar intenções e pontos de vista do enunciador. Por intermédio deles, o enunciador inscreve no texto seus julgamentos e opiniões sobre o conteúdo, fornecendo ao interlocutor “pistas” de reconhecimento do efeito de sentido que pretende produzir. Observe os elementos de modalização destacados nos excertos e as respectivas análises
I. “...e agravar ainda mais os desequilíbrios sociais.” (l.22 e 23) – O advérbio destacado ratifica a ideia de que a situação que já é caótica vai piorar.
II. “...terão de passar fome.” (l.24) – O verbo auxiliar utilizado ressalta a total falta de saída para os jovens.
III. “Será que, realmente, queremos viver muito...” (l.08) – O advérbio utilizado reforça o questionamento sobre o desejo de viver muito, presente no senso comum.
IV. “...queremos viver muito e, de preferência, para sempre jovens?” (l.08 e 09) – A locução adverbial sugere que a vida longa será também de qualidade.
Apresentam afirmações corretas as alternativas
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, II e III apenas.
I, II, III e IV.