UFRN 2011

TEXTO III 

[...]

Um dos tipos de fatores que produzem diferenças na fala de pessoas são externos à

língua. Os principais são os fatores geográficos, de classe, de idade, de sexo, de etnia, de

[3]  profissão etc. Ou seja: as pessoas que moram em lugares diferentes acabam

caracterizando-se por falar de algum modo de maneira diferente em relação a outro grupo.

Pessoas que pertencem a classes sociais diferentes, do mesmo modo (e, de certa forma, 

[6]  pela mesma razão, a distância - só que esta é social) acabam caracterizando sua fala por

traços diversos em relação aos de outra classe. O mesmo vale para diferentes sexos, 

idades, etnias, profissões. De uma forma um pouco simplificada: assim como certos grupos

[9]  se caracterizam através de alguma marca (digamos, por utilizarem certos trajes, por terem

determinados hábitos etc.), também podem caracterizar-se por traços linguísticos.

[...] 

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: ALB – Mercado Aberto, 2005. p.34. 

 

TEXTO IV

 

Xaxado Chiado 

Gabriel O Pensador / André Gomes

 

Eu botei o som na caixa e testei o microfone no capricho mas o som saiu chiado

Eu tentei fazer um xote, um chorinho ou um maxixe mas não sei quem foi que disse que o 

[3]  que eu fiz era xaxado

Ó xente, vixe! Um xaxado diferente, de repente tá chegando pra ficar

Resolvi dar um chegada lá no Sul pra mostrar o meu xaxado porque achei que lá embaixo

[6]  iam gostar

Chinelo, chapéu, xampu

Enchi minha mochila e parti pro Sul 

[9]  Encaixei um toca-fitas no chevete e achei o meu cassete do Raul

Na estrada eu nem parei na lanchonete porque eu tinha pouco cash e esperei até chegar

Em território gaúcho só pra rechear o bucho de chuleta na chapa na churrascada de lá 

[12]  Ó xente, vixe! É o xaxado é o maxixe!

Não se avexe, chefe,chega nesse show só de chinfra

Ó xente, vixe! É o xaxado é o maxixe!

[15]  Não se avexe, se mexe, meu chefe, chama na xinxa!

Uai, sô! Quem trem doido sô! Que som doido sô! Que troço doido é esse ? 

Uai, sô! Que trem doido sô! Que som doido sô! Que trem bão!

[...]

Disponível em:http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/96120/xaxado-chiado. Acesso em: 08 jun. 2010

Considerando o tema apresentado no texto 4, os autores,

a

ao utilizarem a expressão “chuleta na chapa” (linha 11), caracterizam o modo de falar da região de origem do sujeito apresentado no texto.

b

ao mesmo tempo em que tratam da aproximação entre diversos ritmos musicais, também apresentam a diversidade linguística regional.

c

ao escolherem o título da canção, pretendem mostrar que o resultado do seu trabalho de composição musical é genuinamente nordestino.

d

ao usarem a expressão “Não se avexe, chefe” (linha 13), revelam a formalidade da fala do sujeito apresentado no texto diante de seu superior.

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Resposta
B
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