Texto III
GERAÇÕES 4
Ouço um tropel atrás de mim.
Muitos alaridos.
Eles querem passar. Passem.
Mas, por favor, não destruam as pontes
as fontes
pois podem delas precisar
quando exaustos de tanto avanço
quiserem
— recomeçar.
(Sísifo desce a montanha)
A Passeata dos Cem Mil (1968) foi um movimento que marcou a resistência da população brasileira frente à ditadura militar instalada no Brasil. Em 2013, eclodiu pelo País uma série de manifestações que chamaram a atenção da opinião pública e das autoridades, em vista de sua força de mobilização.
Considerando-se o contexto histórico e as características dessas manifestações, é CORRETO afirmar que
os dois movimentos, alvos de repressão militar com força desproporcional, apresentaram questionamentos semelhantes, pois lutavam contra governos autoritários que impediam a liberdade de expressão.
a Passeata dos Cem Mil sofreu forte repressão, ao passo que o movimento de 2013 não sofreu nenhuma, pois a primeira aconteceu em um período ditatorial, e a segunda ocorreu em um período democrático, com manifestações pacíficas.
as manifestações de 2013, em meio a protestos violentos, desejavam a derrubada da presidente da república, considerada culpada pelos problemas do País, ao passo que a Passeata dos Cem Mil reivindicava mudanças nas regras eleitorais.
os dois movimentos, surgidos em contextos políticos diferentes, tiveram grande participação de jovens, principalmente estudantes, que acreditavam poder mudar o País através de grande mobilização popular.