Ministério da Defesa - Aeronáutica 2023

TEXTO II

A seguir, você lerá um trecho do livro Viagens de Gulliver, um clássico da literatura universal, escrito por Jonathan Swift, publicado em 1726. O trecho foi extraído da Parte III do Capítulo 5 do livro.

Viagens de Gulliver

Fizemos um passeio para a outra parte da academia,

onde, como já disse, moravam os cientistas de estudos

especulativos.

O primeiro professor que encontrei estava numa sala

5 muito grande, com quarenta alunos em torno dele. Depois

das saudações, tendo observado que eu olhava com

curiosidade para um painel, /.../, disse ele, que “talvez eu

pudesse gostar de vê-lo utilizando um projeto para a

melhoria do conhecimento especulativo, por meio das

10 operações práticas e mecânicas.”

/.../ Todos sabiam como era trabalhoso o método atual

para a conquista das artes e das ciências, ao passo que,

graças às suas ideias, a pessoa mais ignorante, a um custo

acessível, e com pouco esforço físico, poderia escrever

15 livros de filosofia, poesia, política, direito, matemática e

teologia, sem necessidade de recorrer ao auxílio de um

gênio ou através de estudo.

Ele então me conduziu até o painel, /.../. As

superfícies eram compostas por vários pedaços de

20 madeira, aproximadamente do tamanho de um dado,

porém alguns eram maiores que os outros. Todos eles

eram ligados juntos por meio de finos arames. Esses

pedaços de madeira eram cobertos, em cada quadrado,

com papéis colados a eles, e sobre estes papéis estavam

25 escritas todas as palavras do idioma deles, em seus mais

diversos modos, tempos e declinações, porém sem

nenhuma ordem.

O professor então quis que eu “observasse, porque

ele iria colocar seu mecanismo em funcionamento.” Os

30 alunos, sob sua direção, seguravam cada um deles uma

alça de ferro, das quais havia quarenta fixadas em torno

das extremidades do painel, e, dando-lhes uma volta súbita,

toda a disposição das palavras se modificava totalmente.

Pediu então para que trinta e seis dos garotos lessem

35 vagarosamente as diversas linhas, à medida que elas

apareciam no painel, e, quando eles encontravam três ou

quatro palavras juntas que pudessem fazer parte de uma

sentença, eles ditavam para os quatro garotos restantes,

que eram os escreventes.

40 /.../ Esta operação foi repetida três ou quatro vezes, e

em cada volta, o mecanismo era tão bem planejado, que as

palavras se moviam para novos lugares, à medida que os

pedaços de madeira quadrados se movimentavam de cima

para baixo.

45 Seis horas por dia eram empregadas pelos

estudantes para a realização desta tarefa, e o professor me

mostrou vários volumes em grande formato, já

colecionados, de frases incompletas, as quais ele pretendia

montar, e além dessa riqueza de material, com a finalidade

50 de oferecer ao mundo uma obra completa de todas as artes

e ciências, as quais, todavia, poderiam ainda serem

melhoradas, e em muito aceleradas, se o público criasse

um fundo para construção e utilização de quinhentos

painéis como aquele em Lagado, e obrigasse os diretores

55 a contribuírem conjuntamente com suas inúmeras

coleções.

Ele me garantiu que naquela invenção havia utilizado

toda a inteligência da sua juventude, que ele havia

esgotado todo o vocabulário com o seu painel, e havia feito

60 um cálculo rigoroso da proporção geral que havia nos livros

entre os números de partículas, substantivos e verbos, e

outros componentes de uma oração.

Ilustração do mecanismo de criação de sentenças descrito no texto II:

(Disponível em: https://upload.wikimedia.org/commons/c/c0/Viagens_de-Gulliver_050.jpeg. Acesso em: 20/03/2023)

Abaixo, há uma versão simplificada do experimento relatado em As viagens de Gulliver, conforme o texto II do Caderno de Língua Portuguesa.


Imagine um dispositivo que seja programado para, a cada giro das manivelas, as colunas se movimentem conforme as ilustrações abaixo.



GIRO 1 – todas as manivelas



GIRO 2 – todas as manivelas



E assim sucessivamente.......


Um programa de computador será criado tendo como base o experimento acima, de tal forma que a cada vez que a tecla ENTER for acionada, as manivelas girarão de forma independente uma das outras e em quantidades aleatórias. Ao se acionar a tecla ENTER uma única vez, a probabilidade de obter uma sentença coerente e sintaticamente correta em língua portuguesa, em sentido denotativo, formada por 4 palavras, a qual apresenta sujeito feminino no plural, com predicado nominal, é igual a

a

0,42%

b

0,54%

c

0,60%

d

1,08%

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A
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