AFA 2022

TEXTO II

 

A VERDADEIRA LEI DE GÉRSON

 

Raul Marinho Gregorin

 

    Você se lembra daquele célebre comercial do
cigarro Vila Rica, onde nosso tricampeão Gérson falava
a famosa frase: “...Porque você tem que levar
vantagem em tudo, cerrrto?
”. A frase teve tanto
[05] impacto que acabou sendo criada a “Lei de Gérson”, que
simboliza o oportunismo e a falta de escrúpulos típicas de
uma grande parcela de nossa sociedade. (...)

    Concordo que nossa postura oportunista
realmente contribui para nos manter neste estado de
[10] atraso econômico e cultural em que vivemos. Só que a
“Lei de Gérson”, na verdade é muito mais antiga que o
próprio. No excelente livro “Mauá, Empresário do
império”, de Jorge Caldeira (Ed. Companhia das Letras),
percebe-se que há quase duzentos anos atrás esta lei já
[15] era cumprida. Aliás, essa deve ser a lei mais antiga do
Brasil, pois desde as capitanias hereditárias nossa
história é pontilhada de exemplos de oportunismo e falta
de escrúpulos. A própria escravidão não deixa de ser
uma mostra do viés ético de nossa sociedade desde
[20] tempos imemoriais, mas isso já é outra história.

    Eu não conheço a biografia do Gérson, muito
menos do publicitário que criou a frase e o comercial do
Vila Rica. Mas acho muito improvável que o Gérson real
seja um oportunista sanguinário como ficou sendo sua
[25] imagem. Nem acredito que o diretor de criação da
agência poderia imaginar que esta frase seria usada mais
de vinte anos depois para designar esta nossa
característica.

    Nossa língua é ferina. Quando a Volkswagen
[30] lançou o Fusca com teto solar no final da década de ‘60’,
as vendas despencaram depois que passou a ter a
conotação de “carro de chifrudo”. A VASP na década de
70 criou um voo noturno ligando São Paulo ao Guarujá
para atender aos executivos que deixavam suas famílias
[35] no balneáreo e passavam a semana trabalhando na
capital. O nome do voo era “Corujão” devido ao horário.
Não demorou muito, o voo passou a ser apelidado de
“Cornudão”, pelo fato das esposas ficarem na praia
enquanto os maridos ficavam na cidade. A VASP teve
[40] que cancelar a linha por falta de passageiros.

    E óbvio que a VW tinha introduzido o teto solar
baseado no fato do Brasil ser um país quente e
ensolarado, perfeito para aquele opcional. Só que o
consumidor preferia ficar passando calor a ser visto
[45] dirigindo um carro com um buraco no teto para “deixar os
chifres de fora”. O voo corujão era perfeito,
especialmente na época em que não havia Piaçaguera e,
para chegar ao Guarujá de carro na alta temporada, o
motorista tinha que enfrentar horas de fila na balsa. Mas
[50] era melhor demorar oito ou dez horas de carro do que ir
de avião, em meia hora, num voo chamado “Cornudão”...

    Com o comercial do Gérson foi a mesma coisa.
Levar vantagem em tudo não significa que os outros tem
que levar desvantagem. O oportunismo foi incorporado à
[55] frase por quem a leu/ouviu, não por quem a
escreveu/disse. O problema é que passou a ficar (para
usar um conceito atual) “politicamente incorreto” levar
vantagem em alguma coisa. 

    Na verdade, parece que nossa sociedade se
[60] divide em dois grandes blocos: um que leva vantagem
em tudo (no sentido pejorativo) e outro que não pode
levar vantagem em nada. Acontece que dá para levar
vantagem em tudo sem fazer com que os outros saiam
em desvantagem. Você não precisa esmagar a outra
[65] parte para sair ganhando.

(http://www.geocities.ws/cp_adhemar/leidegerson.html. Acesso em: 10 abril 2017. Texto revisado conforme a nova ortografia.)

 

TEXTO III

 

    Observe a seguir um dos cartazes da campanha publicitária sobre o cigarro Vila Rica – que circulou no Brasil na década de 1970 – e deu origem à chamada Lei de Gérson, conforme citado no 1º parágrafo do texto II. O personagem do cartaz é o jogador de futebol Gérson, já citado também no texto II.

 

A partir da leitura da peça publicitária, e considerando as informações do texto II sobre a “Lei de Gérson”, analise as afirmativas a seguir como verdadeira ou falsas.

 

I. A marca do cigarro Vila Rica aproveita a popularidade do famoso jogador Gérson para alavancar a venda do produto.

II. A “Lei da vantagem”, empregada pela arbitragem no futebol, possui regras; essas regras estão explicitadas na argumentação do texto II e na peça publicitária.

III. O vocábulo “leve” pode ser entendido tanto como verbo quanto como adjetivo em ambas as ocorrências no cartaz.

IV. No cartaz, o advérbio “também” funciona como um termo fundamental para induzir a uma proximidade entre Gérson – um ídolo do futebol – e o público; e, dessa forma, criar a estratégia de persuasão necessária à propaganda.

 

Está correto o que se afirma apenas em

a

I, II e III

b

II e III

c

I e IV

d

III e IV

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

Para resolver essa questão, é preciso analisar cada uma das quatro afirmações à luz do material que trata do famoso comercial de cigarro “Vila Rica” e do texto sobre a chamada “Lei de Gérson”. A peça publicitária vinculou o jogador Gérson a uma ideia de “levar vantagem em tudo”, o que foi interpretado socialmente como oportunismo. Nesse contexto, verifica-se que:

• Afirmação I – É correta. A marca de cigarro Vila Rica faz uso da imagem do jogador Gérson (um ídolo esportivo) para impulsionar as vendas de seu produto. Na propaganda, percebe-se a estratégia de associação da popularidade do atleta com o incentivo de consumo.

• Afirmação II – É falsa. A “Lei de Gérson” mencionada no texto é uma expressão popular relacionada ao oportunismo e não às regras do futebol. O texto não fala das normas oficiais de arbitragem (“lei da vantagem”), mas sim de atitudes de obter vantagem em tudo a qualquer custo.

• Afirmação III – É falsa. Embora a palavra “leve” possa apresentar tanto valor verbal (imperativo: “Leve você também!”) quanto adjetivo (significando “leve” em oposição a “pesado”), nesse cartaz as duas ocorrências de “leve” indicam o sentido de verbo imperativo – “Leve vantagem” e “Leve Vila Rica!” –, não se consolidando o emprego como adjetivo em ambas.

• Afirmação IV – É correta. O advérbio “também” aproxima o leitor do interlocutor, convidando-o a “levar vantagem” como o próprio jogador. Isso funciona como estratégia persuasiva, criando identificação entre o público e o ídolo.

Portanto, as únicas afirmações corretas são a I e a IV, o que confirma a alternativa (C).

Dicas

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Observe cuidadosamente o sentido do termo “leve” em cada contexto na propaganda.
Relacione a ideia conotativa de "Lei de Gérson" com o anúncio: veja se há relação com regras oficiais de arbitragem ou outro significado.
Atente para a função do advérbio "também" na chamada publicitária.

Erros Comuns

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Interpretar que a propaganda faz referência à lei da vantagem do futebol oficial.
Acreditar que todas as ocorrências de “leve” trazem o sentido de adjetivo.
Assumir que o texto critica diretamente a personalidade de Gérson, quando, na verdade, ele discute um comportamento social mais amplo.
Revisão

Conceitos importantes:

  • Estratégias publicitárias: Uso da imagem de ídolos ou pessoas famosas para persuadir o público-alvo.
  • Funções linguísticas: No anúncio, a palavra “leve” tem valor imperativo (ato de persuadir), enquanto um possível significado de adjetivo ("leve" como oposto de pesado) não se concretiza na propaganda.
  • Lei de Gérson: Expressão popular que retrata uma postura oportunista e individualista, reforçada, no caso, pelo comercial citado.
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